Vice-Presidente da OAB-ES destaca ampla participação das mulheres na Seccional durante Conferência Nacional

A Vice-Presidente da OAB-ES, Simone Silveira, participou do Evento Especial 24, o 1º Encontro Nacional do Movimento Mais Mulheres na OAB, durante a XXIII Conferência Nacional da Advocacia e destacou a ampla atuação de grandes e fortes mulheres já integrantes e participantes na OAB, no Espírito Santo.

“É realidade em nosso país e para isso não podemos fechar os olhos que, de um universo de aproximadamente 1.200 integrantes da advocacia, as mulheres hoje já ocupam o expressivo quadro de 50% de mulheres advogadas. Mulheres fortes, participativas e ativistas nos diversos segmentos, como na defesa das mulheres na ADVOCACIA e na sociedade, na defesa dos direitos humanos, na defesa dos direitos do trabalho, na defesa dos direitos previdenciários, políticos e eleitorais, família, dentre outros”, mencionou.

Simone Silveira enfatizou ainda que “muitas mulheres marcam, inclusive, relevante presença na defesa das prerrogativas profissionais da advocacia, com coragem enfrentando o autoritarismo e a prepotência que hoje ameaçam a profissão, a ampla defesa e o Estado Democrático de Direito.”

A mensagem transmitida pela Vice-Presidente é de que as mulheres ocupem seus espaços. “Que nos sintamos já empoderadas e que busquemos e ocupemos os espaços, através de encontros em que compartilhemos esse entusiasmo, mas principalmente através da atitude, do trabalho. Que possamos efetivamente ser, levar e elevar a nossa voz. Os espaços estão aí! Eles existem! Precisamos nos unir e caminhar juntas, para ocupar esses espaços. De forma efetiva, com a força e a autoridade das nossas ações. ”

O evento foi coordenado por Eduarda Mourão, presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA), e teve a participação do presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia, da presidente da OAB de Alagoas, Fernanda Marinela, da conselheira federal de Minas Gerais Luciana Nepomuceno, da primeira mulher a presidir uma seccional da OAB (no Distrito Federal), Estefânia Viveiros, da presidente da Comissão da Mulher Advogada de São Paulo, Kátia Boulos e da vice-presidente da CNMA, Helena Delamonica.

O encontro foi encerrado com a apresentação do vídeo "Mais Mulheres na OAB" e muita euforia pelo público presente com a assinatura do termo "Por Mais Mulheres na OAB", um documento histórico para a advocacia feminina.