TRT-ES atende pleitos da advocacia sobre utilização do PJe

OAB-ES se reuniu com a presidência do TRT-ES. Foto: Divulgação.
OAB-ES se reuniu com a presidência do TRT-ES. Foto: Divulgação.

Em reunião realizada nesta quarta-feira (05) entre o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT-ES), José Carlos Rizk, a secretária-adjunta da OAB-ES, Erica Neves, a presidente da Comissão de Tecnologia da Informação da Ordem, Dyna Hoffman e o representante da Comissão no Comitê Gestor Alberto Nemer, o TRT-ES atendeu dois pleitos da Comissão que garantem aos advogados idosos e deficientes o acesso ao PJe e à toda a advocacia uma segurança de acessibilidade ao processo eletrônico.

Nas salas de apoio ao PJe já existentes no TRT-ES e na Justiça do Trabalho, será permitido que advogados idosos e deficientes levem petições fisícas para que, com auxílio de funcionários já existentes no TRT-ES, sejam digitalizadas e inseridas no PJe mediante o certificado digital do advogado.

Em relação ao medidor externo de operabilidade, sua implementação será decida pela OAB-ES e pelo TRT-ES, que vão escolher um medidor gratuito e confiável para aferir a disponibilidade diariamene do PJe. Com este dispositivo, o advogado terá segurança de, em caso de indisponibilidade, requisitar uma certidão. 

“Hoje só temos uma maneira de aferir a operabilidade, pelo próprio TRT. Queríamos mais um mecanismo. O TRT-ES vai averiguar qual será o melhor, até por questões orçamentárias, e então vão divulgar no portal do PJe  e do TRT-ES o mecanismo escolhido”, explicou a presidente da Comissão, Dyna Hoffmann.

Dyna explicou ainda que tanto na sede da Justiça do Trabalho como no TRT-ES existem espaços de apoio para o advogado, mas que, agora, esses locais serão divulgados.

Diante da solicitude do desembargador José Carlos Rizk, a Comissão de Tecnologia e Informação comemorou o resultado da reunião. “Ele foi sensível, considerando que são justos os pleitos e que é uma forma de parceria entre OAB e TRT que enfrentam o PJe, essa nova realidade”, declarou Dyna.

keyboard_arrow_up