Retrospectiva 2015: CEAIC instala comissões regionais e promove 1° Encontro Capixaba

2015 foi o Ano de Valorização da Jovem Advocacia, instituído pelo Conselho Federal, e também o ano em que os advogados em início de carreira fizeram a diferença, respondendo positivamente ao chamado da Ordem. Esse segmento da classe está organizado e fortalecido de tal modo que vem conseguindo dar visibilidade às questões que afetam os jovens profissionais.

Um dos principais frutos deste avanço na organização dos jovens profissionais, por meio das ações desenvolvidas pela Comissão de Advogados em Início da Carreira (CEAIC), foi a constituição de comissões no âmbito das Subseções reunindo quem tem até cinco anos de inscrição na Ordem.

Atualmente já existem Comissões de Advogados em Início de Carreira (CAICs) nas Subseções de Cachoeiro de Itapemirim, de Barra de São Francisco, Cariacica, Colatina, Guarapari, São Mateus, Itapemirim, Vila Velha, Serra e Castelo.

Pela primeira vez, os jovens advogados aprovaram o Plano Estadual da Jovem Advocacia para o triênio 2016-2018 durante o Colégio de Presidentes das CAICs. A reunião fez parte da programação do 1º Encontro da Jovem Advocacia Capixaba, realizado no mês de setembro.

O Encontro foi um sucesso de participação com mais de 300 inscritos, que lotaram o auditório do evento. Na ocasião, os jovens advogados tiveram a oportunidade de compreender melhor como organizar seu próprio escritório, como construir uma boa imagem nas redes sociais ou como desenvolver competências e habilidades para enfrentar os desafios do mercado atual.

Ao longo do ano, a CEAIC desenvolveu projetos para aproximar cada vez mais o jovem advogado da OAB-ES, como o “Conversando Com”, que é uma iniciativa pioneira. Com a abertura das atividades no Estado do Ano de Valorização da Jovem Advocacia, o “Conversando Com” já contou com a participação do próprio presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, em maio. A CEAIC também vem promovendo palestras e cursos com assuntos de interesse prático para o jovem advogado, como um workshop sobre plano de negócios, ou a conversa com a blogueira Maria Borgo sobre vestimenta e comportamento.

Iniciativas

Em agosto a presidente da CEAIC, Natálya Assunção, entregou ao ouvidor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conselheiro Fabiano Silveira, uma carta da advocacia capixaba, apontando os principais problemas que precisam ser enfrentados e superados no Poder Judiciário no Estado. A entrega da carta ocorreu quando o ouvidor esteve em Vitória, a convite da OAB-ES, para participar de uma audiência pública.

Participação Nacional

Os jovens advogados do estado também representaram o Espírito Santo, nacionalmente, em reuniões e eventos como na I Conferência Nacional do Jovem Advogado em Porto Seguro. Por meio da CEAIC, os advogados conseguiram aproveitar um pacote de viagem com valor diferenciado.

No mês de agosto, representando a advocacia capixaba, a presidente da CEAIC esteve presente no XIV Encontro Nacional do Jovem Advogado, realizado no Piauí.

CEAIC

As reuniões da CEAIC acontecem toda última quinta-feira de cada mês, às 18h, e é aberta para quem quiser participar.

A CEAIC tem perfil no Facebook e no Instagram.

Na página da OAB-ES na Internet – www.oabes.org.br – há também um link especial da CEAIC onde os interessados têm acesso às informações atualizadas das ações e projetos da Comissão.

#somostodosoab
#somostodosceaic