Justiça e Cidadania

Plantão da Cidadania está concorrendo ao Prêmio Innovare 2023

O projeto Plantão da Cidadania de autoria da advogada e diretora da ESA-ES, Simone Malek Rodrigues Pilon está concorrendo ao Prêmio Innovare 2023.

A premiação nacional tem como objetivo reconhecer e disseminar práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça no Brasil, além de identificar ações concretas que possam trazer mudanças relevantes em antigas e consolidadas rotinas e que possam servir de exemplos a serem implantados em outros locais.

“Neste ano, o Plantão de Cidadania está completando 22 anos e é de grande valia. Pois, demonstra a importância da advocacia dentro da sociedade. O projeto começou sendo executado por mim quando fui presidente do Sindiadvogados no Espírito Santo e teve continuidade. É muito bonito e é um exercício de cidadania”, disse a advogada Simone Malek.

“O Plantão da Cidadania conta com a participação de 100 advogadas e advogados que prestam atendimento jurídico gratuito à população de forma gratuita. Geralmente, um mutirão de atendimento é realizado na Praça Oito, Centro de Vitória e sempre em agosto, quando é comemorado o dia do advogado. O principal objetivo da ação é orientar e tirar dúvidas em todas as áreas jurídicas”, explicou ainda.

O Plantão foi inscrito na categoria Justiça e Cidadania, aonde são apresentadas práticas que, através da Justiça, contribuem para o fomento da cidadania brasileira. O projeto passou para a segunda fase, quando foi realizada a entrevista por um dos consultores do Instituto Innovare, Ricardo Bermudes Medina.

O Prêmio Innovare 2023 dará destaque, dentre todas as inscrições recebidas, a uma iniciativa que melhor represente os esforços para a Defesa da Democracia e do Estado de Direito. O Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare. O Ministro Ayres Britto é o presidente do Conselho Superior, órgão que tem como atribuição definir as diretrizes anuais do Prêmio e que é formado pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, pela Secretaria de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, pela Advocacia Geral da União (AGU), pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), com o apoio do Grupo Globo.