Pacote Anticrime e Anticorrupção é tema de congresso nesta quinta (18)

Edesio da Costa, presidente da Comissão de Compliance da OAB-ES, falou sobre o a importância do trabalho realizado pelos membros da comissão.

A Comissão de Compliance da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES) está marcando presença no Congresso Integra, realizado nesta quinta-feira (18), na sede do Sinduscon-ES, Barro Vermelho, Vitória. O tema em debate é “Pacote Anticrime e Anticorrupção: os impactos nas práticas de compliance”.

“Trata-se de um evento sobre compliance, risco e governança corporativa, que objetiva debater a cultura da integridade e a criação de mecanismos para gestão de riscos, fraudes e corrupção no âmbito das relações empresariais. Além disso, busca debater o controle dos atos de corrupção no âmbito privado e público”, ressalta o presidente da Comissão, Edesio da Costa.

O presidente da comissão ressaltou, também, durante o evento, o apoio da presidência da OAB-ES e da diretoria para a implantação de trabalho de compliance realizado pela comissão.  "Esse apoio da diretoria da Ordem tem sido fundamental para o trabalho realizado", complementou.

Pela manhã, os participantes assistiram a palestras de Giovani Saavedra, Aline Rabelo e Thiago Fabres de Carvalho, além da participação do secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camatta, entre outros. À tarde, estão sendo realizados workshops sobre Investigação Corporativa e Compliance na Cadeia de Terceiros, com Vitor Pedrozo da Gran Thorton consultoria e Giovani Saavedra.

“O Pacote, aprovado em junho no Senado, traz inovações que dizem respeito à possibilidade de aplicação de políticas de compliance (conjunto de disciplinas com o objetivo de cumprimento de normas legais e regulamentares) e governança corporativa que visem alinhar as práticas empresariais a fim de evitar danos muitas vezes irreversíveis com impactos econômicos e sociais grandiosos”, diz o advogado Thiago Fabres, um dos palestrantes do evento.