OAB-ES fortalece advocacia de Marilândia e Pancas com novas salas

Inauguração de sala em Marilândia. Advocacia comemora novo espaço. Foto: Divulgação.

A advocacia da região Noroeste do Estado, mais especificamente dos municípios de Marilândia e Pancas, ganhou espaços renovados e adaptados para o pleno exercício da atividade profissional. A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES) inaugurou, nesta sexta-feira (12), a sala de apoio do Fórum de Marilândia e reinaugurou o espaço disponível no Fórum de Pancas.

Totalmente equipados com computadores, internet, impressoras, armários, mesa de reunião e cadeiras, os locais já estão disponíveis para a utilização da advocacia. Além de inaugurar as salas, o presidente da OAB-ES, Homero Mafra, vai disponibilizar para Marilândia uma antena da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) que irá transmitir para o município cursos Telepresenciais sobre os mais variados campos do Direito.

A inauguração da sala de Marilândia renuiu diversos advogados e contou ainda com a presença do prefeito municipal, Geder Camata e de cinco vereadores. Para o presidente da Seccional, Homero Mafra, que já utilizou os equipamentos da sala, a inauguração do local significa dar o mínimo de dignidade à advocacia de uma Comarca que não atende de forma adequada os jurisdicionados. “Juiz uma vez por mês é um absurdo. Já comuniquei o Tribunal e parece que a situação vai melhorar. Não tem prazo e não diz como, mas parece que vai melhorar”, disse.

Homero Mafra anunciou ainda que os investimentos no interior do Estado não vão parar. Em breve a Ordem vai promover um novo programa de capacitação para a advocacia no Processo Judicial Eletrônico. “É um custo, mas é um custo necessário. O advogado de Brejetuba, Pedro Canário, enfim, de todo lugar, precisa dessa capacitação. Temos ainda o sistema Iturn de controle processual e gestão de escritórios que está disponível gratuitamente para todos. São investimentos que a OAB-ES para ajudar a advocacia”, declarou o presidente da Ordem.

Homero Mafra e Dionísio Balarine utilizam os equipamentos da nova sala de Marilândia. Foto: Divulgação.

Dionísio Balarine, presidente da OAB-ES em Colatina agradeceu pelo investimento na Subseção e declarou que, mesmo em momentos difíceis do país, a Ordem está sempre presente no interior. “Esperamos em breve inaugurar a nova sede de Subseção. Esse espaço em Marilândia é nosso. Vai ajudar muito principalmente os advogados de outras cidades que atuam aqui”, afirmou.

Prefeito de Marilândia, Geder Camata colocou à disposição da Ordem um estagiário para auxiliar a advocacia na utilização da sala. Já o advogado Marcos Bolsanelo, que há anos atua na cidade, afirmou que o espaço da OAB-ES será de grande utilidade, uma vez que no Fórum não é permitida a entrada nos cartórios. “Será um lugar para olhar os processos, fazer atendimentos, enfim, será de grande utilidade”, comemorou.

Roberto Porteletti, advogado e vice-presidente da Câmara de Vereadores lembrou que além da estrutura, a inauguração reforça que o Fórum do município conta com juiz apenas uma vez por mês. “Assim conseguimos expor, mais uma vez para o Estado, a triste realidade do nosso fórum”, lamentou.

Pancas

A advocacia de Pancas conta agora com uma estrutura totalmente nova. São computadores, impressora, mesa de reunião, gabinete e futuramente também uma antena na AASP no município. A solenidade de inauguração do novo espaço foi concorrida. Advogados e autoridades do município estavam presentes.

Presidente da OAB-ES, Homero Mafra reforçou o compromisso de fortalecer a a profissão no interior do Estado e disse que o espaço é importante uma vez que valoriza a cidadania no município com uma advocacia fortalecida.

Advocacia de Pancas e autoridades reunidas na nova sala da OAB-ES. Foto: Divulgação.

"Conseguimos uma verba do Conselho Federal para construir sede. Vamos priorizar o interior. Vamos construir Colatina, Castelo, Cariacica. Enfim, o objetivo é contribuir cada vez mais para o desenvolvimento da advocacia em todo o Espírito Santo. O projeto de interiorização não pode acabar e deve ser a marca da Ordem", reforçou Homero.

Dionísio Balarine, presidente da Subseção de Colatina, agradeceu aos investimentos recebidos e reforçou que todos os pedidos de estruturação do interior são atendidos. "De fato vocês estão verificando a interiorização da OAB-ES", declarou.

Titular da Comarca de Pancas, o juiz Adelino Augusto Pinheiro Pires participou da inauguração e revelou seu desejo de voltar a advogar após a aposentadoria na magistratura. Já para o prefeito da cidade, Sidiclei Giles de Andrade prometeu achar um local para instalar a antena da AASP no município.

Quem mais comemorou o novo espaço foram os advogados da região. Para Gustavo Manso Marques o local torna a OAB-ES mais representada na região. Já a advogada Betina Leal acredita que não só os advogados da Comarca, mas todos que atuam na região serão beneficiados.