Estudos e Capacitação

OAB-ES e ESA-ES assinam convênio com Faesa e Doctum para certificação de cursos de pós

Em uma ação inovadora, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) e a Escola Superior de Advocacia (ESA-ES) assinaram na manhã desta sexta-feira (29/01) o convênio com a Faesa e Doctum, instituições certificadoras dos cursos de pós-graduação que serão oferecidos pela própria ESA-ES.

A cerimônia, realizada de forma híbrida, seguiu todos os protocolos de saúde e foi aberta pelo diretor presidente da ESA-ES, Alexandre Zamprogno, e pela vice-presidente da OAB-ES, Anabela Galvão.

“Gostaria de saudar a todos. É um momento histórico para a advocacia capixaba que após 10 anos retorna com essa importante ferramenta de capacitação profissional. Gostaria de agradecer a toda Diretoria da OAB-ES que nos deu as condições necessárias para que a Escola implementasse esse importante projeto. Estamos felizes. Nossa intenção é expandir para diversas regiões do Estado para que a advocacia do interior também tenha a oportunidade de se capacitar. Lembrando que os cursos serão presenciais, desde que possamos garantir segurança dentro dos protocolos de saúde. A expectativa é que eles comecem em abril deste ano”, disse Zamprogno.

Já a vice-presidente da OAB-ES, Anabela Galvão, disse estar honrada por estar ali, participando desse evento da OAB-ES e da ESA-ES. “É um momento muito importante, onde a Ordem está implementando cursos de pós-graduação, com o apoio total do presidente José Carlos Rizk Filho. É uma grande conquista desta gestão levar a todas as regiões do Estado cursos de excelência para advogados e advogadas com um ótimo custo-benefício. A educação de qualidade sempre foi uma preocupação nossa, pois sabemos das dificuldades enfrentadas na profissão, principalmente para quem está iniciando a carreira. E agora, com a pandemia, esse convênio vem em boa hora. Quero agradecer essas duas instituições renomadas que estão certificando nossos cursos”, afirmou Galvão.

O diretor da OAB/TV e de Pós-Graduação da ESA, Victor Massante, esteve presente na assinatura e falou sobre a escolha das instituições certificadoras. “Cumprimento a todos os presentes. Foi um processo feito com muito carinho. Fomos muito bem recebidos pelas instituições de ensino. Tivemos um grande diálogo. Agradeço a Faesa e a Doctum, duas instituições renomadas, pela parceria. O processo foi feito com muita responsabilidade e cautela. Mesmo em plena pandemia conseguimos assinar o convênio. Daremos o nosso melhor. A intenção do presidente Rizk é democratizar o ensino. Além da qualidade dos cursos, eles terão um custo mais baixo e isso reflete no nosso compromisso de levar o ensino para que toda a advocacia seja beneficiada”, disse Massante.

Representando a Faesa, estiveram presentes o diretor de Desenvolvimento Institucional, Erthelvio Nunes Junior, e a coordenadora do curso de Direito da Faesa, Sayury Otoni.

“Este é um grande desafio, que de pronto aceitamos. Estamos muito honrados pelas instituições de ensino que se associaram com um órgão de classe para oferecer uma educação inovadora e de qualidade. E a regionalização demonstra o espírito colaborativo para a melhoria da qualidade de vida dos capixabas. A OAB-ES é peça fundamental da sociedade e da democracia. Contem com a Faesa”, afirmou Erthelvio Nunes Junior ao assinar o convênio.

A diretora de Ensino de Rede Doctum, Janaína Dardengo, também assinou o convênio representando a instituição. “Agradeço a oportunidade de estar representando a Doctum, hoje presente no Espírito Santo e Minas Gerais. Faz parte da Rede levar ensino e formação de qualidade para o interior. É uma honra estar junto com instituições como a Faesa e a OAB. Nossa missão é transformar a vida das pessoas pela educação”, ressaltou Janaína Dardengo.

"O Sindiadvogados apoia toda ação de capacitação e atuará na divulgação", disse o Diretor de Cursos e Eventos do Sindiadvogados, Ben-Hur Farina.

Pós-graduação

A ESA-ES irá oferecer cursos de pós-graduação próprios em seis áreas diferentes para advogados e advogadas inscritos na Ordem. Serão oferecidos cursos de pós de Direito Processual Civil, Direito Notarial, Direito de Estado, Direito Eleitoral, Direito Penal e Direito no Trabalho. Os cursos terão no máximo 70 vagas. “Os locais vão depender do que cada município nas regiões têm a oferecer. Por exemplo, um curso no Caparaó pode ter uma turma menor, dependendo da sala disponibilizada. Lembrando que a viabilidade do mesmo também dependerá do interesse dos alunos e só será realizado se o número de vagas definido for alcançado”, explicou Zamprogno.

Ele ressalta, ainda, que os coordenadores de cada curso já foram escolhidos, bem como já foram definidos o programa e os professores. “Estamos oferecendo uma oportunidade ímpar para advogados que procuram uma especialização, com grandes nomes da advocacia para dar aulas, a preços inigualáveis no mercado. Só para ter uma ideia, fizemos uma média e um curso desse patamar na Faculdade de Direito de Vitória (FDV) custa, hoje, cerca de R$ 700, por mês, e em outras instituições aproximadamente R$ 350. Nossa expectativa de preço é de R$ 250, já que a ESA não tem fins lucrativos", conclui o diretor.