Nara Borgo fala sobre o Dia Internacional dos Direitos Humanos
Neste dia 10 de dezembro, em que se comemoram os 67 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Dia Internacional dos Direitos Humanos, a presidente da Comissão de Direitos Humanos e vice-presidente eleita da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES), Nara Borgo Cypriano Machado, afirma que este é um momento de reflexão. “Devemos refletir sobre os avanços da sociedade, no sentido de conquistas de direitos humanos e também pensarmos com relação a tudo que ainda precisamos alcançar.”
A advogada Nara Borgo enfatizou: “Geralmente, as falas da comissão de Direitos Humanos da OAB-ES são sempre de denúncias, quando cobramos do Estado uma postura firme com relação ao cumprimento de dever dos direitos humanos. Mas hoje eu gostaria de fazer diferente e dar os parabéns a todos que por anos e anos lutaram para que nós chegássemos ao estágio que estamos hoje. Também dar os parabéns para todos que continuam na incansável luta pelos direitos humanos. É importante reconhecermos os avanços, porque isso fortalece a nossa luta. É importante também parabenizarmos e reconhecermos o trabalho árduo dos militantes de direitos humanos.”
“Então, hoje em que pese sabermos de tantas violações que ocorrem diariamente, minuto a minuto em todo o país e em todo mundo, aqui no estado, a fala é no sentido de comemorar as conquistas alcançadas, porque assim podemos nos lembrar de tudo que já foi feito e conquistado e merecidamente honrar aqueles que trabalharam arduamente para que tenhamos uma sociedade um pouco melhor do que nos anos que se passaram.”
“Por fim, esperamos que a cada dia possamos avançar mais nas conquistas de direitos humanos para construirmos uma sociedade mais justa, livre, igual e mais solidária. Nós sabemos que será difícil, pois são lutas diárias, mas temos que olhar para o futuro e pensar sempre naqueles que virão. Temos que pensar na sociedade que queremos deixar de herança, por isso nossa luta tem que continuar independente se veremos o resultado ou não.”
O Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado nesta quinta (10), foi estabelecido pela ONU, em 1950. Já a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi aprovada em 1948 na Assembleia Geral da ONU. O documento é a base da luta universal contra a opressão e a discriminação, defende a igualdade e a dignidade das pessoas e reconhece que os direitos humanos e as liberdades fundamentais devem ser aplicados a cada cidadão do planeta.
Em setembro de 1948 foi apresentado o primeiro rascunho da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que contou com a participação de mais de 50 países na redação, e teve seu texto final redigido em menos de dois anos.