Mulher advogada

I Congresso Capixaba da Mulher Advogada aborda direitos femininos



Neste 15 de dezembro, data em que é comemorado o Dia da Mulher Advogada, a Comissão da Mulher Advogada da OAB - Seccional Espírito Santo realiza o seu primeiro Congresso Virtual.

As palestrantes trazem temas ligados ao feminismo e à luta feminina dentro e fora da advocacia, sendo no trabalho, em casa, nas escolas e no interior do Estado. Mulheres advogadas de diversas subseções participaram das palestras e debates durante toda a tarde.

Participaram da abertura do Congresso o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho; o diretor-presidente de cursos e eventos da ESA-ES, Alexandre Zamprogno e a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Livia Del Piaz.

O presidente José Carlos Rizk Filho esteve presente na abertura do Congresso. O presidente diz estar muito feliz e orgulhoso das mulheres advogadas. “Esse é um momento importante para todas, porque foi aprovada a paridade, uma questão tão importante que gera uma expectativa tão grande a todo o sistema OAB. Posso dizer que é um reconhecimento da importância das mulheres no local que elas não seriam somente convidadas, mas dona deste espaço. O sistema OAB abre as portas não para vocês, mas por já ser de vocês. Vocês são em grande parte do Brasil a maioria e sem dúvida alguma precisam tomar esses espaços que são de vocês também”, ressaltou Rizk.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Lívia Dal Piaz, falou sobre a importância da discussão dos direitos femininos na sociedade e em como é necessário dar espaço às mulheres em cargos de poder. “A gente precisa sim dessas cotas, porque essas cotas são na atualidade importantes para a abertura do espaço de vozes e manifestação das mulheres. E nós, com isso, precisamos conquistar as mulheres para que elas estejam conosco e elas entendam a essencialidade da participação delas nas discussões na sociedade. Nosso objetivo aqui hoje é também buscar incentivar outras mulheres a participarem de outras comissões da OAB, a participarem dos cursos da ESA”, disse a presidente.

O evento prossegue durante toda tarde e contará com a presença da vice-presidente, Anabela Galvão, no encerramento.

Dentre os temas apresentados estão: O que é ser feminista?, mas A presença da mulher no Sistema OAB e nos espaços de poder, Como transpor as barreiras do machismo estrutural nas pequenas cidades, Avanços e desafios das mulheres na advocacia e o papel das prerrogativas, Espécies de violência doméstica: como identificar?, Mulher negra e o protagonismo da sua advocacia, As escolas e o papel na diminuição das desigualdades. Como podemos contribuir?, Os desafios da advocacia da mulher do interior e O assédio moral pode ser tão sutil quanto destruidor.

O congresso está sendo transmitido pelo Zoom no ID 939.4496.1951 e pelo canal OABTV ES no YouTube.
keyboard_arrow_up