Espírito Santo receberá Caravana das Prerrogativas entre os dias 30/11 e 01/12

Caravana passará pelo ES entre 30/11 e 01/12. Foto: Divulgação.

O Espírito Santo, por meio da sua Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), receberá entre os dias 30 de novembro e 01 de dezembro a Caravana das Prerrogativas do Conselho Federal que, entre outros, contará com a presença do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia no primeiro dia de atividades. A Caravana passará pelos municípios de Guarapari, Colatina, São Gabriel da Palha, Nova Venécia e Pinheiros.

A Caravana das Prerrogativas realizará reuniões, visitas e palestras que visam preservar as prerrogativas dos advogados. No município de Guarapari, por exemplo, será realizado um desagravo em frente do DPJ da cidade em favor da advocacia da cidade.

Presidente da OAB-ES, Homero Mafra acredita ser de grande importância a vinda da Caravana de Prerrogativas ao Estado. “Ela se faz com apoio e participação das Seccionais dentro do modelo de gestão que o presidente Lamachia imprime. Vamos receber a Caravana no Espírito Santo levando os integrantes da Comissão Nacional a alguns municípios onde temos problemas. Principalmente a ausência da prestação jurisdicional, falta de juízes, servidores e casos de violação específica de prerrogativas. Essa vinda marca o compromisso da gestão do Conselho Federal e da Seccional com a defesa intransigente dos direitos profissionais”, declarou.

Glauco Barbosa dos Reis, presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB-ES, explica alguns dos assuntos que serão abordados durante a passagem da Caravana pelo Espírito Santo. “Vamos falar dos honorários aviltantes e fazer um desagravo no DPJ de Guarapari. A importância para advocacia capixaba é demonstrar que a Comissão Nacional, juntamente com a Estadual está atenta às violações de prerrogativas. Nosso objetivo é demonstrar que o advogado não está sozinho, a Ordem atua diariamente na defesa das prerrogativas”, disse.

Conselheiro Seccional e membro da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas, Rivelino de Souza Amaral ressaltou que essas Caravanas mostram o compromisso do Conselho Federal com as Seccionais. “Porque aproximam os advogados da OAB e mostra a preocupação do presidente Lamachia em se aproximar dos advogados com o objetivo precípuo de ouvir as violações de prerrogativas, além de buscar formas de resolução para essas violações e fortalecer os advogados de todo o país com a presença marcante e determinante do CFOAB, especialmente do presidente Lamachia. Essa preocupação do presidente e esse interesse das Caravanas existiu desde o primeiro dia da gestão do Lamachia. Ele criou uma Comissão composta por 10 membros da qual eu tenho o privilégio de fazer parte. Uma das bandeiras marcantes dessa gestão é justamente a defesa das prerrogativas e especialmente a realização das caravanas por todo o país. O objetivo da caravana é ir a todos os Estados da Federação”.

A Caravana das Prerrogativas já passou por Bahia, Paraná, Santa Catarina, Tocantins, Ceará, Amazonas e Paraíba. Na semana seguinte ela visita o Piauí e depois o Mato Grosso do Sul.  No Espírito Santo, o presidente e vice da Comissão Nacional de Prerrogativas, Jarbas Vasconcelos e Cassio Telles devem comparecer aos trabalhos. Assim como o procurador nacional de Defesa das Prerrogativas, Charles Dias.

Veja a programação completa:

30/11: (Presença do presidente do Conselho Federal – Claudio Lamachia)

09h às 11h – Abertura da Caravana e Audiência Pública na OAB-ES.

13h30 – Guarapari – Desagravo em frente ao DPJ.

18h30 – Colatina – Campanha Mero Aborrecimento Tem Valor.

01/12:

09h30 – São Gabriel da Palha – Conversando com a Caravana de Prerrogativas

13h30 – Nova Venécia – Visitas ao Fórum, Delegacia de Polícia Civil e Batalhão da Polícia Militar.

16h30 – Pinheiros – Conversando com a Caravana de Prerrogativas.