ESA/OAB-ES abre ano acadêmico nesta quarta com transmissão ao vivo no site

A assinatura de um Termo de Convênio com a ESA/OAB-RS marcará a cerimônia de abertura do ano acadêmico da ESA/OAB-ES, na próxima quarta-feira (17), às 18 horas, no Cerimonial Itamaraty. Na ocasião, serão apresentados os responsáveis por cada uma das coordenadorias estruturadas nesta nova gestão para atuar em dez áreas jurídicas. O evento contará, ainda, com palestras e será transmitido ao vivo pela internet.

De acordo com o diretor geral da ESA/OAB-ES, Rodrigo Marques de Abreu Júdice, o convênio com a ESA/OAB-RS possibilitará que professores capixabas possam ir ao Rio Grande do Sul para proferir palestras, disseminando seus conhecimentos jurídicos. O mesmo também vai ocorrer em relação aos profissionais do Rio Grande do Sul. "Estamos abrindo as portas para os professores gaúchos. Eles possuem uma escola jurídica reconhecidamente destacada e essa integração vai facilitar o nosso contato e permitirá que realizemos eventos conjuntos. O Rio Grande do Sul tem uma característica peculiar no campo jurídico, que é apresentar teses inovadoras", afirmou Rodrigo Júdice.

Ele lembrou que os profissionais do Espírito Santo enfrentam a dificuldade de conseguir visibilidade em outros estados. "Com o convênio estamos buscando valorizar nossos doutrinadores. Queremos torná-los conhecidos no país", explicou.

O diretor geral da ESA-OAB/RS, Alexandre Wunderlich, vem a Vitória para participar da assinatura do Termo de Convênio. Ele também fará uma palestra que tem como tema os "20 anos da CF de 88 e as últimas reformas processuais penais".

Na abertura da cerimônia do ano acadêmico serão apresentados os nomes dos responsáveis pelas coordenadorias que estão sendo estruturadas na ESA. "Essas coordenadorias fazem parte da reestruturação que estamos fazendo e que possibilitará nossa atuação mais qualificada nas mais diversas áreas", disse Rodrigo Júdice.

Semana do Advogado

Rodrigo Júdice antecipou que a ESA/OAB-ES já está iniciando a organização das atividades que serão realizadas na Semana do Advogado, em agosto. Este ano, o objetivo é ampliar a participação da classe, com a realização de palestras no Centro de Convenções de Vitória.

A ESA/OAB-ES também lançará um novo projeto com professores da área jurídica. "Nós vamos convidar um a cada mês para proferir uma palestra", disse Júdice. Ele acrescentou que será produzida, em breve, uma revista eletrônica com artigos jurídicos.

Desconto em universidade

O diretor geral da ESA/OAB-ES informou, ainda, que já está em vigor um convênio firmado com a Faculdade de Direito de Vitória (FDV), que garante aos advogados inscritos na Ordem desconto de 15% nos cursos de pós-graduação latu sensu (especialização).

Confira a programação completa da cerimônia de abertura do ano acadêmico da ESA/OAB-ES

17/3 - Quarta Feira -Cerimonial Itamaraty

18h - Abertura
Apresentação da Diretoria e Coordenação Acadêmica da ESA/OAB-ES
Assinatura do Termo de Convênio ESA/OAB-ES e ESA/OAB-RS
Homero Mafra - Presidente OAB - Seccional Espírito Santo
Rodrigo Marques de Abreu Júdice - Diretor Geral da ESA/OAB-ES

19h - Palestra - 20 anos da CF de 88 e as últimas reformas processuais penais
Palestrante Alexandre Wunderlich - Advogado; Diretor Geral da ESA-OAB/RS; professor Coordenador do Departamento de Direito Penal e Processual Penal e do Curso de Pós-Graduação em Direito Penal Empresarial da PUC/RS; Autor de obras jurídicas.

19h40 - Palestra - Processo penal eficiente e ética da vingança

Palestrante - Thiago Fabres de Carvalho - Mestre e Doutor em Direito UNISINOS; advogado; ex-professor da PUC/RS; professor do Cesesc - Florianópolis de Processo Penal Direito Penal e Criminologia; autor de obras jurídicas.

20h20 - Debate

21h - Coquetel e Sessão de Autógrafos

Dia 25/03 - Quinta-feira - Cerimonial Itamaraty

18h30 - Palestra - A Dimensão Ética do Ensino Jurídico
Palestrante - Eduardo Carlos Bianca Bittar - Professor Associado da Faculdade de Direito da USP; presidente da Associação Nacional de Direitos Humanos - ANDHEP; pesquisador-senior do Núcleo de Estudos da Violência - NEV-USP; bolsita em Produtividade do Conselho Nacional de Pesquisa - CNPq; Membro titular da Cátedra UNESCO do Instituto de Estudos Avançados da USP.

19h30 - Sessão de Autógrafos

20h - Encerramento

Mais informações e inscrições:
ESA-OAB/ES - Rua: Alberto de Oliveira Santos, 59, Ed. Ricamar - Sls 1512/1515 - Centro - Vitória/ES
Telefones: (27) 3232-5612 / 3232-5614 - 3232-5615
Atendimento: 12h às 19h