Encontro reúne mais de 300 jovens advogados da Grande Vitória e interior

Com mais de 300 inscritos, foi aberto na noite desta sexta-feira (25) o 1º Encontro da Jovem Advocacia Capixaba, no auditório do Hotel Golden Tulip, na Enseada do Suá. A representatividade do encontro vai além do aspecto quantitativo. O evento está promovendo a integração de profissionais da Grande Vitória e dos municípios das demais regiões do Estado, interessados em aproveitar a oportunidade proporcionada pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES), por meio da Comissão Estadual de Advogados em Início de Carreira (CEAIC), de compreender melhor como organizar seu próprio escritório, como construir uma boa imagem nas redes sociais ou como desenvolver competências e habilidades para enfrentar os desafios do mercado atual.

O evento conta, ainda, com a presença dos representantes das Comissões de Advogados em Início de Carreira (Caics) que foram constituídas no âmbito das Subseções nesses últimos anos e, também, do presidente da OAB Jovem da Seccional da Ordem do Rio de Janeiro, Eduardo Abreu Biondi, que veio a Vitória especialmente para participar do encontro.

Em seu pronunciamento, na abertura do evento, o presidente da OAB-ES, Homero Junger Mafra, falou da sua alegria de estar presidindo a Ordem no momento em que se realiza o primeiro encontro da jovem advocacia no Estado e conclamou os profissionais presentes a fazerem “valer a voz da advocacia”: “Sejam advogados, os condutores da liberdade, aqueles que traduzem e levam o anseio do povo, a voz da cidadania.”

Homero Mafra fez questão de ressaltar que a única diferença entre o jovem e o mais experiente advogado é o número da inscrição da Ordem. “Essa visão vocês devem ter, entre advogados não há hierarquia e antiguidade não é posto”, afirmou.

O presidente da OAB-ES também foi enfático ao falar sobre o atual momento social e político do país e defender os posicionamentos manifestados pela Ordem nacionalmente: “Nós somos a voz da cidadania e porque somos a voz da cidadania a Ordem diz não à redução da maioridade penal e diz não a uma pauta conservadora e retrógrada que se tenta implantar neste país. A Ordem diz sim aos valores da democracia e dos direitos humanos. A Ordem condena o extermínio de jovens negros nas periferias deste país. A Ordem diz à Presidência da República que chega de desgoverno, mas a Ordem diz à oposição que o descontentamento da população não pode ser motivo para soluções que fujam do arcabouço constitucional. Da mesma forma que a Ordem condena a corrupção, a Ordem diz que o combate à corrupção tem que ser feito dentro dos limites do devido processo legal. O nosso anseio de justiça não pode desbordar do devido processo legal.”

Homero Mafra criticou a exploração a qual são, muitas vezes, submetidos os jovens advogados contratados por grandes escritórios: “Se a Ordem defende direitos humanos, como a Ordem vai justificar a exploração da mão de obra? Lucro máximo nunca às custas da jovem advocacia, nunca às custas da juventude brasileira.”

O 1º Encontro da Jovem Advocacia Capixaba prossegue neste sábado (26) às 18 horas. Confira aqui a programação:

Dia 26/09

9h - Abertura 

9h30 - Palestra: Marketing Jurídico -  Alexandre Motta (SP) - Especialista em marketing, consultor, apresentador do programa na web “Conversa Legal” e autor do livro “Marketing jurídico – os dois lados da moeda” 

10h30 - Palestra: Momento Jovem Advogado - Marcela Mª Furst Signori Prado (DF) - Advogada, membro da Comissão de Apoio ao Jovem Advogado e da Comissão de Direito de Família da OAB-DF. Autora e comentarista no site Jus Brasil. 

12h às 13h30 – Almoço

13h30 - Palestra: Desafios do Advogado Moderno: Habilidades e Competências Exigidas pelo Mercado -  Antônio Ricardo Correa da Silva (RJ) - Advogado, conselheiro da OAB-RJ e presidente da Comissão Estadual de Exame de Ordem. Professor universitário.

14h30 - Palestra: Empreendedorismo na Advocacia - Ana Cristina Barros (CE) - administradora e professora, mestre em administração, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH/PI), conselheira federal suplente do CRA, especialista em novas tendências em gestão de empresas pela Universidad de Valladolid (Espanha). 

15h30 às 16h45 - Palestra: Como Montar Meu Escritório de Advocacia Fernando Chacon (SP) – Advogado, professor e mestre em direito. Coordenador de Novos Mercados e Gestão Legal da CEAIC/SP. Editor do blog Advocacia Hoje, com mais de 700 mil acessos.

16h45 às 18h - Palestra: Jovem Advocacia, Redes Sociais e a Construção da Imagem do Advogado - Claudio Colnago - Advogado, conselheiro seccional e Presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB-ES. Especialista em direito digital. Mestre e Doutorando em direito.

 18h – Encerramento

 * Em caso de imprevistos de última hora, poderá a OAB-ES, a seu critério substituir professores ou alterar datas e horários. 

 

Galeria de Fotos

keyboard_arrow_up