Comissão de Estudos Constitucionais debate ditadura militar em lançamento de livro

Comissão da OAB-ES participou de debate na faculdade Doctum. Foto: Divulgação.
Comissão da OAB-ES participou de debate na faculdade Doctum. Foto: Divulgação.

A Comissão de Estudos Constitucionais da Ordem dos Advogados Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES), participou nesta quarta-feira (25) de debate na faculdade Doctum sobre a ditadura militar com o jornalista Matheus Leitão, autor do livro “Em nome dos pais”.

Em nome dos pais é uma viagem pessoal e familiar, mas também narra a jornada de um cidadão brasileiro que busca entender as aflições da geração que enfrentou a repressão. O autor deu início às suas investigações há mais de dez anos, analisando documentos oficiais, antes mesmo dos debates levantados pela Comissão Nacional da Verdade e da aprovação da Lei de Acesso à Informação.

Matheus entrevistou militantes de esquerda, militares e o “companheiro” que entregou Míriam e Marcelo aos agentes da ditadura. Esse grandioso esforço de reportagem acabou reconstituindo o ambiente que se vivia nos piores anos da ditadura e culminou na revelação da identidade de torturadores de seus pais.

A Comissão foi representada pela vice-presidente, Marianne Rios, que falou sobre a falta de respeito aos direitos fundamentais no período da ditadura militar.

keyboard_arrow_up