Comissão da OAB-ES realiza capacitação com servidores do Procon

OAB-ES capacita servidores do Procon-ES. Foto: Divulgação.

A Comissão Especial de Direito do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES), por meio do seu presidente, Cássio Drumond, realizou na noite dessa terça-feira (25) capacitação para os servidores do Procon Estadual e Municipal sobre ações que buscam evitar fraudes no consumo e a judicialização dos casos.

A parceria entre a OAB-ES e o Procon busca conscientizar o consumidor e evitar o superendividamento. Durante a palestra, que contou com a presença da secretária-geral adjunta da Ordem, Erica Neves, o presidente da Comissão mostrou aos 40 servidores presentes quem são os maiores litigantes, quais são os principais erros cometidos pelos consumidores e como é possível evitar esses problemas.

De acordo com o presidente da Comissão, Cássio Drummond, o objetivo é evitar o superendividamento e empoderar o consumidor. “É preciso que as pessoas saibam como administrar seus recursos, conheçam seus direitos e parem de jogar dinheiro fora”, disse Cássio.

Diretora jurídica do Procon Estadual, Andreia Munhós Ferreira participou da capacitação e destacou os esforços empreendidos para evitar o endividamento desenfreado da população. “Vamos agora difundir as informações para reduzir e resolver as demandas que recebemos no dia a dia”, disse.

A Comissão pretende ainda participar dos mutirões do Procon e lançar cartilhas de conscientização. “Descobrimos que atuar na consequência, e o mutirão é uma consequência, não é tão produtivo quanto evitar que essa situação aconteça”, explicou.