Vila Velha

Celso Piantavinha realiza palestra para os estudantes da terceira idade da Universidade Aberta do Brasil

O presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, Celso Piantavinha, falou para pessoas da terceira idade que são alunos da Universidade Aberta do Brasil.
O presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, Celso Piantavinha, falou para pessoas da terceira idade que são alunos da Universidade Aberta do Brasil.

O presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa (CDPI), Celso Piantavinha Barreto, proferiu palestra nesta segunda-feira (06), no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Vila Velha, respondendo várias questões levantadas por pessoas da terceira idade no que tange aos direitos à liberdade, cidadania, trabalho, saúde e dignidade da pessoa humana.

A palestra foi um convite de Marinalva Cavalieri Bittencourt, professora e coordenadora do Programa Consciência Cidadã, tendo como público alvo, pessoas da terceira idade, que são discentes da instituição de ensino.

O bate papo foi elaborada em cima das principais dúvidas recebidas pela Comissão, especialmente por parte dos idosos e por seus familiares. Piantavinha destacou os seguintes temas: “Estatuto do Idoso Lei nº 10.741/2003”; “Quem é considerado idoso no Brasil”; “Constituem Direitos dos Idosos entre outros”; “O que é previdência social”; “Quem pode usufruir da previdência social”; “Que documentos o idoso necessita para fazer sua inscrição no INSS”; “Quais são os benefícios da previdência social”; “O que é a LOAS”; “O que é Benefício da Prestação Continuada”; “Atos de violência contra o idoso”; “O que é alienação parental”; “Qual a importância da presença do cuidador no tratamento com os idosos”; “Qual é o campo de atuação do cuidador”.

O palestrante fez questão de ressaltar, ainda em sua fala, "que a CDPI sob a égide da Lei nº 13.464/2018, que diz em seu artigo 1º - fica instituído o ano de 2018 como o Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa, em alusão ao processo de ratificação, pelo Brasil, da Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos dos Idosos”.

 

keyboard_arrow_up