Caravana Nacional

Audiência Pública da Caravana de Prerrogativas destaca valorização do advogado

A Caravana Nacional de Prerrogativas chegou à Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES) nesta terça feira (22) e reuniu a advocacia capixaba em uma audiência pública para discutir a importância e a valorização do advogado a partir do respeito às prerrogativas.

O audiência pública foi realizada no auditório da OAB-ES e contou com as presenças do presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho; da vice-presidente, Anabela Galvão; do diretor de prerrogativas, Eduardo Sarlo; da presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, Camila Brunhara Biazati Helal; do diretor-tesoureiro,
Ricardo Ferreira Pinto Holzmeister; da Diretora de Direitos Humanos, Flávia Brandão; do presidente da CAAES, Aloísio Lira; e do conselheiro federal da OAB, Luiz Alochio.

Pela equipe da Caravana, participaram da mesa de audiência o presidente da Comissão Nacional de Defesa de Prerrogativas e Valorização da Advocacia do CFOAB, Alexandre Ogusuku; o secretário adjunto da Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia do CFOAB e secretário geral da OABA/CE, Pedro Bruno Amorim e Vasconcelos; o membro nacional de Defesa das Prerrogatvias e Valorização da Advocacia do CFOAB, Paulo Roberto Fonteles Grossi de Veiga; o procurador especial de Defesa dos Honorários Advocatícios, Bruno Dias Cândido; a procuradora nacional adjunta de Defesa das Prerrogativas, Adriane Cristine Cabral Magalhães; e a secretária da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Claudia Maria da Fontoura.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB/ES), José Carlos Rizk Filho, abriu a audiência e desejou boas-vindas a todos, em especial aos representantes da Caravana Nacional de Prerrogativas.

“Eu vejo essa luta não é de hoje. A visita a Vitoria é importante, mas é ainda mais relevante a agenda nos municípios de Linhares e Colatina, para escutar nossos advogados do interior. Devemos lutar contra a violação dos nossos direitos. Na nossa gestão temos procurado sempre o diálogo. É necessário falar o óbvio: que as autoridades devem cumprir a Lei. Sucesso nos trabalhos e parabéns a todos vocês”, declarou Rizk.

O presidente da Comissão Nacional de Defesa de Prerrogativas e Valorização da Advocacia do CFOAB, Alexandre Ogusuku, afirmou que é uma imensa alegria trazer a Caravana Nacional ao Espírito Santo, atendendo ao pedido do presidente Rizk para debater e discutir um dos temas mais caros à advocacia: as prerrogativas. Estamos aqui para escutá-los, iniciando os trabalhos aqui e encerrando no município de Linhares, levando a palavra que a OAB estará sempre em defesa das Prerrogativas”, disse.

O procurador especial de Defesa dos Honorários Advocatícios, Bruno Dias Cândido, também agradeceu por poder estar presente ao Espírito Santo e apresentar a Procuradoria. “É uma honra debater e contar com os advogados presentes e fazer parte desse sistema de prerrogativas, e agora à frente da Procuradoria. Nada melhor que a oportunidade de estar aqui para ouvi-los e lutar para a defasa do advogados”, afirmou Cândido.

O diretor de prerrogativas da OAB-ES, Eduardo Sarlo, agradeceu a presença do Conselho Federal e dos advogados presentes. Ele também comentou a atuação da Comissão. “Não temos registro de outro presidente de Comissão de Direitos e Prerrogativas que seja mulher. E a Camila está ocupando o cargo de forma muito corajosa e dedicada, e isso tem que ser reconhecido”, disse Sarlo.

A audiência foi presidida pela presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, Camila Brunhara Biazati Helal.

Participaram também da Audiência representantes de Subseções da Grande Vitória, relatando suas experiências e preocupações com relação à violação das prerrogativas.

Programação

A vinda da Caravana está sendo marcada pela adesão da Seccional Espírito Santo ao novo aplicativo da OAB Nacional para a defesa das prerrogativas.

Idealizada pelo Conselho Federal da OAB, a Caravana objetiva fazer um levantamento da situação da classe, ouvir os advogados e mapear os principais problemas enfrentados no exercício da profissão.

Nesta quarta-feira (23/10) pela manhã, às 8 horas, acontecerá a abertura solene do evento.

Após a abertura oficial, Daniela Lima de Andrade Borges falará sobre 'As prerrogativas da Mulher Advogada'. Daniela é Advogada, conselheira federal OAB/BA e presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada. Logo em seguida, às 10h30, serão realizadas as caravanas com as autoridades.

No último dia da caravana nacional no Estado, quinta-feira (24/10) serão realizadas as caravanas nas Subseções de Colatina e Linhares, com saída às 9 horas.