Advocacia recebe homenagem em Sessão na Assembleia Legislativa

A advocacia capixaba foi homenageada em Sessão Solene na Assembleia Legislativa nessa quinta-feira (18) em alusão ao Dia do Advogado, celebrado em 11 de agosto. Na ausência do presidente Homero Mafra, que não pode comparecer, a vice-presidente da OAB-ES, Simone Silveira, proferiu o discurso em nome da Seccional, enaltecendo a ética na profissão e pontuando deficiências enfrentadas no Estado.

Simone Silveira lembrou que ao conceder uma entrevista ao jornal, falando para estudantes de direito, enfatizou que o bacharel em direito tem uma gama de opções e escolhas profissionais a seguir que nenhuma outra profissão oferece. Lembrou também que “o advogado com conduta ética e coragem de defender seu cliente de forma intransigente conquistará o respeito que a classe merece. A nossa classe dignifica a pessoa que nós somos e cabe a nós também dignificar a nossa classe”, frisou.

Completando sua fala, a vice-presidente citou os problemas enfrentados pelos advogados para o exercício profissional, como em cartórios para ver um processo ou para conseguir falar com o juiz. “São dificuldades diárias, e muitas vezes até para ter acesso ao cliente que foi preso. Vivenciamos diariamente violações das nossas prerrogativas. Lembro também da Comarca de Pinheiros que está há 10 anos sem magistrado e acumula processos de pedido de aposentadoria rural desde 2009. São sete anos que esse cidadão humilde que trabalhou sol a sol pede para se aposentar. Cito a Comarca de São Gabriel da Palha que tem um juiz para oito mil processos. A Subseção de Guaçuí que tem hoje cinco comarcas sem nenhum juiz”, enfatizou.

A vice-presidente reforçou que “a necessidade de vencer obstáculos faz com que o advogado acorde toda manhã sem temer. Parabenizou a todos os advogados e também a bacharela em Direito, Ana Karla Nascimento Santa Ana, por luta e superação por seus objetivos". Ana Karla trabalhou como babá e vendeu balas e doces em ônibus para conseguir estudar e concluir a graduação.

O proponente da sessão, deputado Doutor Hércules (PMDB) também enalteceu a garra de Ana Karla Santa Ana. “Você é exemplo para todos nós. Tenho certeza que vai realizar outros sonhos, porque tem coragem e persistência”.

Durante a cerimônia receberam a placa de homenagem, além de outras autoridades, a vice-presidente da Ordem, o diretor tesoureiro Giulio Imbroisi, a secretária-geral adjunta Érica Neves e a conselheira seccional e presidente da Comissão de Direitos Humanos Verônica Bezerra.

Mesa

Compuseram a mesa ao longo da Sessão, além da vice-presidente da OAB-ES Simone Silveira e do deputado Doutor Hércules, a presidente da AESAT Maria Madalena Baltazar, o presidente do Sindicato dos Advogados Bem-Hur Brenner Dan Farina, a vice-presidente da OAB-ES licenciada e secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Vitória Nara Borgo, a procuradora do Estado Santuzza da Costa Pereira, o desembargador Namyr Carlos de Souza Filho, representando a Associação dos Advogados Públicos Lauro Coimbra Martins, o defensor público Leonardo Oggioni Cavalcante de Miranda, O subprocurador-geral de Justiça Josemar Moreira e o coordenador do curso de direito da Faculdade Estácio de Sá CARLOS ALBERTO HACKBARD.