2016: Jovem Advocacia lança projetos inovadores e atua para sociedade

A Comissão Estadual da Advocacia em Início de Carreira (CEAIC) da OAB-ES, que completou 20 anos em 2016, trabalhou incansavelmente e mobilizou os jovens advogados ao longo do ano na busca por melhorias para quem está ingressando na profissão e nos projetos dedicados à sociedade. A CEAIC realizou o maior evento da advocacia jovem do estado, o “Encontro da Jovem Advocacia do Sudeste”, que aconteceu em Guarapari.

O grande Encontro reuniu profissionais não só da região Sudeste, mas de todo o Brasil, proporcionando a vivência prática e a troca de experiências. O Encontro foi uma oportunidade de reformulações teóricas, debates e discussões acerca de temas que são essenciais ao exercício da advocacia e ao enfrentamento da vida prática. 


A CEAIC continuou inovando e lançou em outubro o primeiro Manual Interativo da Advocacia em Início de Carreira do Estado, que possui hiperlinks para sites e cartilhas, além de possuir menu interativo que, com um clique, leva o advogado ao texto desejado. O documento é totalmente virtual e adaptado para as plataformas móveis.

Foram muitas ações empreendidas ao longo de 2016. A Comissão proporcionou aos advogados cursos com profissionais especialistas, esteve ao lado do jovem advogado e ultrapassou os muros da Ordem, expandindo suas atuações como no Projeto “OAB vai à Escola”, que foi pensado pela CAIC Cachoeiro. 



No mês de maio, a CEAIC esteve com o secretário de Estado de Educação, Haroldo Rocha, e apresentou o Projeto que pretende levar para as escolas estaduais um pouco do dia a dia dos advogados. A intenção é se aproximar cada vez mais da sociedade civil e principalmente dos estudantes, levando aos adolescentes um pouco mais de conhecimento sobre Legislação, direitos básicos, além de questões que fazem parte do cotidiano deles como cyberbullyng e alienação parental.Com esse mesmo objetivo, doando tempo e carinho ao próximo, os membros da CEAIC conquistaram a confiança e ganharam o sorriso de várias crianças de uma Casa de Acolhida, em Vitória, em situação de vulnerabilidade social. Os advogados foram ao local, levando café da manhã, materiais esportivos e disposição para brincar. A visita faz parte do projeto “CEAIC Social” e contou com a presença de três cabeleireiros e um profissional de educação física que garantiram a felicidade das crianças. O CEAIC Social realizou outras atividades.

Dentro da Seccional, a Comissão fez a diferença e lançou outro Projeto chamado “Grupo de Estudos” que gerou resultado muito positivo entre os advogados, sendo avaliado com muito sucesso. O objetivo é capacitar ainda mais a jovem advocacia e fomentar a discussão jurídica. Ao todo são cinco grupos de estudo e cinco grandes temas divididos em seis subtemas e áreas do Direito que serão trabalhados em seis encontros. 

Para participar não é necessário se inscrever, basta levar o material de apoio: livros, computadores, artigos e publicações. As datas de 2017 serão divulgadas no site da Ordem pela Comissão.



O empenho da CEAIC também pôde ser visto nas campanhas de doação de sangue, por iniciativa da CAIC de Linhares e nas doações de alimentos e brinquedos para instituições que acolhem crianças.

Para acompanhar as notícias da CEAIC acesse a página da Comissão no site da OAB-ES. Em fevereiro as reuniões serão iniciadas e acontecem todas as primeiras quintas-feiras de cada mês. Não é preciso fazer inscrição para participar, basta comparecer no dia e horário marcados e divulgados no site da Ordem.

 

keyboard_arrow_up