Evento Em Vitória

Seminário debate alternativas para conflitos tributários e a responsabilidade do parecerista

Publicado em 16 de Outubro de 2019 • 11:48

Seminário debate alternativas para conflitos tributários e a responsabilidade do parecerista

Profissionais da advocacia municipal, federal e privada estarão reunidos para debater as alternativas para solução de conflitos tributários e a responsabilidade do parecerista na tarde da próxima sexta-feira, 18 de outubro, às 13h, na nova da sede da Procuradoria da Fazenda Nacional, em Vitoria .

O evento está sendo coordenado pela Procuradoria da Fazenda Nacional e pelas comissões de Direito Tributário, de Advocacia Pública e de Mediação e Arbitragem da OAB-ES. Conta também com a participação da Comissão de Prerrogativas, de conselheiros federais, da Associação Nacional dos Advogados Federais (ANAFE), da Associação dos Procuradores do Estado do Espírito Santo (APES) e da Associação dos Procuradores do Município de Vitória (APROVI).

Esse debate busca oferecer conhecimentos científicos e práticos sobre as melhores formas de resolução de conflitos e de proteção dos interesses a todos os advogados.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link http://oabes.org.br/inscricao/palestra-instrumentos-alternativos. Os participantes terão certificação da ESA.
De acordo com o presidente da Comissão de Direito Tributário, Gustavo Sipolatti, "as informações a serem prestadas caracterizam instrumento indispensável à advocacia, pois convergem temas ínsitos e preponderantes à essência do advogado: os meios alternativos de resolução de conflitos. Uma resposta ágil e com segurança jurídica vem a ser tudo que o cidadão deseja do advogado e do estado; bem como, a proteção ao exercício livre, digno e devidamente remunerado da nossa atividade. "

“Se trata de uma oportunidade indispensável para o advogado, com ampla participação dos poderes envolvidos, com muito conteúdo científico e prático, e o melhor, sem custo para os interessados”, comentou.

O presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB-ES, Sandro Câmara, informou que o debate tratará dos métodos de resoluções dos conflitos fiscais como alternativas ao processo judicial. “Existem mecanismos como a mediação, a arbitragem e a transação que são formas mais adequadas de resolver certas questões envolvendo o fisco e o contribuinte, evitando-se assim a utilização do processo judicial, o qual se mostra ineficiente toda e qualquer situação”, explicou.
Câmara falou ainda que o evento também abordará o tema das prerrogativas dos advogados públicos. “É muito oportuna a discussão, pois o caráter opinativo das manifestações jurídicas não podem ensejar, como vem ocorrendo, punição indiscriminada do advogado parecerista, salvo em casos de culpa grave ou dolo, como já assentou o Supremo Tribunal Federal”, comentou.

Honorários Advocatícios e Advocacia Pública, Desjudicialização e mediação digital nas execuções, Portaria PGFN nº 742/2018 - Negócio Jurídico Processual, Portaria PGFN nº 742/2018 - Negócio Jurídico Processual, Responsabilidade do advogado parecerista serão os temas enfocados com participação de palestrantes e convidados para debate.

Para o presidente da Comissão de Advocacia Pública da OAB-ES, Douglas Gianordoli, o debate será uma importante ferramenta. “Além de expor para a sociedade, em especial para classe dos advogados, os mecanismos que existem de composição amigável do débito público, da dívida pública, é uma oportunidade de reunir as advocacias públicas em todos os âmbitos. Serão tratados temas de interesse comum, como honorários, responsabilidades dos pareceristas e contará ainda com profissionais. Será de grande proveito”, afirmou

Confira a programação:

13h - Abertura:


Presidente da OAB/ES - José Carlos Rizk Filho.
Vice-Presidente da OAB/ES - Anabela Galvão.
Delegado da Receita Federal no ES - Luis Antonio Bosser.
Procurador-Chefe da PFN/ES - José Francisco Gomes Saraiva.
Procurador Geral do Estado do Espírito Santo - Rodrigo de Paula.
Presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Espírito Santo -
Leonardo Gustavo Pastore Dyna.
Presidente da Associação dos Procuradores do Município de Vitória/ES - Patrícia Gazola Marques.
Presidente da Comissão de Advocacia Pública Nacional- Marcello Terto e Silva.
Presidente da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) -
Marcelino Rodrigues.

13h30 - Palestra Honorários Advocatícios e Advocacia Pública.

Palestrante: Presidente Nacional da CAP comissão de advocacia pública- Marcello Terto e Silva.
Presidente de mesa: Procurador do Estado do Espírito Santo e presidente da Comissão de Advocacia Pública da OAB/ES, Douglas Gianordoli Santos Jr.

Debatedores:
Procuradora do Município de Vitória/ES e Presidente da Associação dos Procuradores do Município de Vitória – APROVI, Patrícia Gazola Marques.
Procurador do Estado do Espírito Santo e Presidente da APES, Leonardo Pastore.

14:15h - Palestra: Desjudicialização e Mediação digital nas execuções

Palestrante: Doutor e Juiz de Direito do TJES, Anselmo Laghi Laranja .

Presidente: Advogada, Secretária-Geral da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Cindes/Findes, membro da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/ES , Rachel Piacenza 

Debatedores:
Conselheiro Estadual da OABES e presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem OAB/ES, Sandro Câmara.
Consultor tributário da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e membro da Comissão de Assuntos Tributários e Fiscais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Samir Nemer.
Procurador chefe da Escola Superior da Procuradoria-Geral do Estado do Espírito Santo, Alexandre Nogueira Alves.

15h - Palestra: Portaria PGFN nº 742/2018 - Negócio Jurídico Processual.

Palestrante: Procurador da Fazenda Nacional e coordenador do Sistema de Recuperação de Créditos da PFN-ES, Tiago Voss dos Reis.

Presidente da mesa: Vice-Presidente da Comissão de Direito Tributário, professor e doutorando pela PUC/SP, Álvaro Augusto Lauff Machado.

Debatedores
Advogado e Diretor da Comissão de Direito Tributário da OAB/ES, Ciro Benevenuto Soares.
Procuradora da Fazenda Nacional, especialista em Direito Tributário, mestre em direito processual pela UFES, Andressa Oliveira Cupertino de Castro.

15h45 a 16h - Café

16h - Palestra: Portaria PGFN nº 33/2018 – Revisão da Dívida Ativa, Oferta Antecipada de Bens e Direitos a Penhora. Ajuizamento Seletivo de Execuções Fiscais.
Palestrante: Procurador Regional da Fazenda Nacional da 2ª Região com MBA em Direito Tributário e Administração Pública, Renato Mendes Souza Santos.
Presidente de Mesa: Marcelo Alvarenga. Advogado, secretário geral da Comissão de Direito Tributário, membro da Comissão de Direito Tributário da OAB/ES e do Grupo de Trabalho da Secretaria de Estado da Fazenda (GTFAZ) do Estado do Espírito Santo.

Debatedores
Advogada, Conselheira Federal da OAB/ES) - Luciana Mattar Vilela Nemer.
Mestre e doutorando pela PUC-SP, Professor de Direito Tributário e Conselheiro Federal da OAB/ES, Ricardo Álvares da Silva Campos Júnior.
16h45 - Palestra: Novos métodos de resolução dos conflitos fiscais. Resolução 261 do CNJ
Palestrante: Presidente da Comissão Especial de Direito Financeiro e conselheiro federal da OAB/ES, Luiz Cláudio Allemand.
Presidente: Advogado e Conselheiro Federal da OAB/ES, Jedson Marchesi Maioli.
Debatedores:
Advogado, Conselheiro Federal da OAB/ES, Carlos Magno Gonzaga Cardoso.
Mestrando em Direito Processual (Ufes) e membro da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB-ES, Caio Dal’Col.

17h30 - Palestra: A responsabilidade do advogado parecerista

Palestrantes:
Advogado e diretor de Prerrogativas da OAB-ES, Eduardo Sarlo.
Procurador do Estado do Espírito Santo e Doutor pela PUC/SP, Cláudio Madureira.
Presidente de mesa: advogado e conselheiro Federal da OAB- ES, Luiz Henrique Antunes Alochio.

Debatedores:
Advogada e Presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-ES, Camila Brunhara Biazati Helal.
Advogado e Membro da comissão de Prerrogativas da OAB-ES, Raphael Câmara
18h- Encerramento

Serviço:
Debate: Instrumentos Alternativos para Solução de Conflitos Tributários e a Responsabilidade do Parecerista
Inscrições: http://oabes.org.br/inscricao/palestra-instrumentos-alternativos
Data: 18 de outubro (sexta-feira)
Horário: 13h às 18h
Local: sede da Procuradoria da Fazenda Nacional –PFN, situada na Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 2235 - Bento Ferreira, Vitória/ES.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

OAB-ES entrega sala de apoio à advocacia reestruturada no Fórum de Ibatiba

REESTRUTURAÇÃO

OAB-ES entrega sala de apoio à advocacia reestruturada no Fórum de Ibatiba

Espaço foi renovado e agora oferece mais conforto, equipamentos e privacidade para o atendimento de advogados e advogadas no Caparaó capixaba.

TJES concede prisão domiciliar a advogada após atuação da OAB-ES

PRERROGATIVAS EM AÇÃO

TJES concede prisão domiciliar a advogada após atuação da OAB-ES

Decisão ocorre após apresentação de documentos, sustentação oral e diligência para verificar irregularidades nas condições de custódia.

OAB-ES aciona a Justiça contra captação irregular de clientes em serviços previdenciários

CAPTAÇÃO IRREGULAR DE CLIENTES

OAB-ES aciona a Justiça contra captação irregular de clientes em serviços previdenciários

Ação Civil Pública busca impedir o exercício de atividades privativas da advocacia por empresas não habilitadas e combater práticas de concor...

Presidente da OAB-ES integrará grupo de trabalho da OAB Nacional sobre regras de inscrição suplementar

INSCRIÇÃO SUPLEMENTAR

Presidente da OAB-ES integrará grupo de trabalho da OAB Nacional sobre regras de inscrição suplementar

Erica Neves participará das discussões para aperfeiçoar os critérios de inscrição de advogados que atuam em mais de um estado