Representantes do ES no Conselho Federal apontam prioridades para a gestão da OAB
Vitória, 26/01/2010 - A posse da nova diretoria e dos conselheiros do Conselho Federal da OAB será realizada segunda-feria (01º), na sede da entidade, em Brasília. Representando o Espírito Santo estão os conselheiros federais titulares Luis Cláudio Allemand, Djalma Frasson e Setembrino Pelissari. Os conselheiros suplentes são: Evandro de Castro Bastos e José Osvaldo Bergi.
Os representantes da Seccional no Conselho estão otimistas com a gestão que terá como presidente o advogado Ophir Cavalcante, garantindo ao advogado capixaba participação nos trabalhos desenvolvidos pela entidade.
Para o conselheiro Djalma Frasson, que vai representar a OAB-ES pela segunda vez, a expectativa é a melhor possível, com uma gestão comprometida com os interesses da classe e da sociedade brasileira e que, ele espera, esteja sempre aberta ao diálogo e à participação das Seccionais.
Honorários advocatícios
Também em seu segundo mandato como conselheiro federal, o advogado Luiz Cláudio Allemand avalia que os trabalhos no Conselho Federal vão oportunizar a participação dos advogados capixabas. "Começamos a administração de um novo tempo na OAB-ES. Nosso trabalho no Conselho Federal será levado ao conhecimento de todos os advogados por meio das mídias da Ordem e das reuniões mensais do Conselho, na qual iremos prestar contas das nossas ações", frisou.
Sobre sua atuação, Allemand adiantou que será desenvolvida na 2ª Câmara, responsável pelo julgamento, por mês, de cerca de 40 processos éticos disciplinares, vindos de todas as seccionais do país. Allemand também ressaltou que iniciará os trabalhos solicitando ao Presidente que priorize o acompanhamento efetivo dos projetos de lei referentes a honorários advocatícios que tramitam no Congresso. Allemand também estará atento para a reforma do Código de Processo Civil, que deverá ter, entre as propostas, o pagamento dos honorários de sucumbência, pois 99% da advocacia brasileira dependem diretamente dessa remuneração.
Eleições limpas
Outro tema que será acompanhado de perto pelos conselheiros será o papel da Ordem nas eleições federais e estaduais deste ano. "A Ordem sempre desempenhou um papel de vigilante nos processos eleitorais prezando e orientando a sociedade sobre a importância de eleições limpas, sem corrupção", ressaltou o conselheiro Setembrino Pelissari.
Pelissari também destacou que sua atuação no Conselho Federal será em defesa dos postulados da Constituição, das prerrogativas profissionais, e que estará sempre pronto a tender o pleito dos colegas advogados. "Vamos acatar as sugestões que visem aprimorar as questões relativas ao exercício da advocacia". Um tema destacado pelo conselheiro e que será levado para a sessão é o restabelecimento da suspensão dos prazos processuais para advogados no mês de julho.
O presidente da OAB-ES, Homero Junger Mafra, o vice-presidente, Apolônio Cometti, o secretário geral, Ben-Hur Farina, a secretária geral adjunta, Flávia Brandão, e o tesoureiro Délio Prates vão participar da cerimônia de posse. Outros conselheiros seccionais também irão prestigiar a posse do Conselho Federal.