Notícias

Primeira agenda oficial de 2015 do presidente da OAB-ES é com presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos

Publicado em 13 de Janeiro de 2015 • 16:02

Primeira agenda oficial de 2015 do presidente da OAB-ES é com presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos

A primeira agenda oficial do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES), Homero Junger Mafra, neste ano de 2015, foi uma reunião, em seu gabinete, com o presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, Gilmar Ferreira de Oliveira. Na pauta, uma análise da conjuntura atual, em razão do início de um novo governo estadual e futuras ações conjuntas.

Um dos pontos em discussão foram as exonerações dos secretários executivos dos conselhos vinculados à Secretaria de Estado da Assistência Social e Direitos Humanos (SEADH). “Estávamos muito preocupados com essas exonerações, mas o governo e a secretária tiveram a sensibilidade de revê-las. Entender que foi um equívoco e recuar é um gesto de muita grandeza”, afirmou Homero Mafra.

O presidente da OAB-ES destacou: “Rever as exonerações foi uma demonstração positiva do Governo do Estado de respeito à sociedade civil. Os conselhos estão vinculados à sociedade civil, não são órgãos do Executivo.”

Sobre o encontro com o presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, o presidente da Seccional enfatizou: “Minha relação pessoal com Gilmar é muito forte, ele se fez credor do nosso respeito pelo trabalho dele dentro do Conselho e da defesa dos direitos humanos.” “Temos também, é importante lembrar, a advogada Bárbara Borges, que representa a Ordem exemplarmente no CRIAD (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente)”, acrescentou.

“Converso com Gilmar desde que assumi a Ordem, em 2010. Me lembro, especialmente, da ocasião em que manifestei publicamente repúdio ao ato de violência da Polícia Militar praticado contrar ele, em maio de 2011, numa ação de desapropriação de terra realizada em Barra do Riacho, distrito de Aracruz. Esta relação entre Ordem e Conselho é muito boa, porque está dentro da postura da Ordem na sua inserção na sociedade civil”, afirmou Homero Mafra.

Para Gilmar Ferreira, a sociedade só tem a ganhar com a  atuação conjunta do Conselho e da Ordem na defesa dos direitos humanos: “Fizemos uma análise de conjuntura, necessária o momento é de início de novo governo, há muitas ações a serem implementadas e nós vamos caminhar juntos. Estamos discutindo que passos vamos dar.”

Gilmar Ferreira acrescentou: “Estar na Ordem é um prazer. A Ordem nos ajuda a abrir portas e levar a reflexão aos órgãos públicos sobre a importância da construção efetiva de uma política e uma agenda de direitos humanos. Vir aqui na Ordem conversar significa que queremos continuar caminhando juntos.”

O presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos falou sobre a importância dos secretários executivos: “Nenhum dos conselhos consegue funcionar sem eles. Nós temos o poder da representação, nós tomamos as decisões políticas, mas quem executa a política é o secretário executivo, ele que atende as pessoas, que entende as demandas, que reflete sobre elas e nos repassa, para que nós possamos discutir que encaminhamento deve ser dado.”

NOTÍCIAS RELACIONADAS

OAB-ES alerta para golpe do falso advogado e orienta população sobre como se proteger

FALSO ADVOGADO

OAB-ES alerta para golpe do falso advogado e orienta população sobre como se proteger

Com mais de 1.300 denúncias recebidas, Ordem intensifica ações contra fraudes

OAB-ES entrega sala de apoio à advocacia reestruturada no Fórum de Ibatiba

REESTRUTURAÇÃO

OAB-ES entrega sala de apoio à advocacia reestruturada no Fórum de Ibatiba

Espaço foi renovado e agora oferece mais conforto, equipamentos e privacidade para o atendimento de advogados e advogadas no Caparaó capixaba.

TJES concede prisão domiciliar a advogada após atuação da OAB-ES

PRERROGATIVAS EM AÇÃO

TJES concede prisão domiciliar a advogada após atuação da OAB-ES

Decisão ocorre após apresentação de documentos, sustentação oral e diligência para verificar irregularidades nas condições de custódia.

OAB-ES aciona a Justiça contra captação irregular de clientes em serviços previdenciários

CAPTAÇÃO IRREGULAR DE CLIENTES

OAB-ES aciona a Justiça contra captação irregular de clientes em serviços previdenciários

Ação Civil Pública busca impedir o exercício de atividades privativas da advocacia por empresas não habilitadas e combater práticas de concor...