OAB-ES realiza evento para expor artesanatos feitos por internos das unidades prisionais
No próximo dia 24 de fevereiro, das 10 às 17 horas, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Espírito Santo (OAB-ES) realizará, no auditório, o evento “Arte pela Ressocialização”. Serão expostos em um estande artesanatos feitos pelos internos das unidades prisionais. Além disso, dois internos estarão presentes para apresentarem os trabalhos, além de diretores e um inspetor para explicar esse projeto de interesse social e cultural que visa divulgar e valorizar o trabalho artesanal desenvolvido pelos Reeducandos. O coral de presos do “Tocando em frente”, da penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV), também fará uma apresentação.
Segundo a advogada, conselheira e uma das organizadoras do evento, Manoela Soares, em 2021 os membros da Comissão de Direitos Humanos visitaram várias vezes as unidades prisionais para realizar inspeções. “E com isso observamos trabalhos artesanais belíssimos desenvolvidos pelos internos, obras de arte dignas de museus. Inclusive, alguns internos que desenvolveram a técnica dentro das unidades prisionais, agora ensinam os outros detentos. Isso significa que além de terem uma ocupação na rotina, eles têm, também, esse papel humanitário socializador de aprender um ofício e transmitir o aprendizado para o próximo”, explica.
Manoela Soares ressalta que isso é muito importante para quando eles estiverem em liberdade, na volta do convívio junto à sociedade. “Esse trabalho contribui para essa ressocialização, para o resgate da dignidade desses internos. Inclusive possibilitando, quando estiverem extramuros, que criem outros projetos nesse sentido”, garante.
Segundo ela, nas visitas os diretores das unidades prisionais, que por ventura ainda não tenham aderido ao projeto, são incentivados a visualizar como as unidades que participam dessas ações, conseguem ter uma rotina mais harmônica. “É um efeito cascata, totalmente positivo do interno com ele mesmo, com seus familiares, com os servidores, com a sua percepção de mudança de vida. Por isso, nosso objetivo é levar, o máximo possível, essa ação para a sociedade, as empresas, as instituições, porque sem isso o trabalho não se transforma em receita, inclusive para a compra da matéria-prima, sem precisar depender exclusivamente de doações”, explica. 
O conselheiro e diretor de Comissões, Marcus Felipe Botelho Pereira, ressalta a importância da ressocialização dos internos nas unidades prisionais. “Quando se oferece algum tipo de ocupação dentro do sistema carcerário, isso traz de volta a dignidade, a honra e a autoestima para os detentos e detentas. E a OAB-ES ao fazer este evento mostra a preocupação da instituição com o social, que é, sem dúvida, uma de suas principais missões como instituição. A ressocialização a partir da possibilidade de produzir artesanato é, com certeza, o melhor caminho para a humanização e a melhor oportunidade de construção de uma nova vida quando estiverem em liberdade. Mas isso só tem sentido a partir do momento que essas obras forem divulgadas para a sociedade, e é isso que pretendemos com essa pequena exposição”, explica.
Serviço:
Evento: “Arte pela Ressocialização”
Dia: 24 de fevereiro de 2022
Horário: 10 às 17 horas
É aberto ao público em geral
Veja as fotos dos trabalhos manuais feitos pelos detentos das unidades prisionais














































