Mobilização
OAB-ES realiza ato público em defesa das prerrogativas em Pedro Canário
Um ato público em defesa das prerrogativas realizado pela OAB-ES no município de Pedro Canário mobilizou a advocacia da região norte na manhã desta quarta-feira (14/06).
A manifestação aconteceu de forma pacífica, e contou com a presença do presidente da Seccional Espírito Santo, José Carlos Rizk Filho, da presidente da 12ª Subseção de São Mateus, Livia Barcelos, e do conselheiro seccional, Patrick de Oliveira Malverdi. Essa foi uma das formas que os representantes da Ordem demonstraram insatisfação contra o tratamento que a advocacia tem recebido por jurisdicionados da região.
Em seu discurso, Rizk ressaltou sobre a legitimidade e a luta em defesa da classe pela OAB-ES.
“O que temos hoje para falar é algo simples. É sobre legitimidade. Quem fala em nome da OAB-ES são seus representantes eleitos de três em três anos em prol da nossa classe. Quem fala é a Diretoria eleita da Seccional e Subseções e com legitimidade de quem salvou 27 fóruns no estado do Espírito Santo e foi ao CNJ em Brasília, inclusive, este aqui. Quem fala em nome da advocacia são os advogados da OAB. Autoridades e servidores públicos de Fórum servem para servir e respeitar a classe. A falta de diálogo é uma afronta aos direitos dos cidadãos”, declarou o presidente da Seccional OAB-ES.
“Hoje a advocacia capixaba representada pelo presidente Rizk e pela presidente Livia da 12ª Subseção demonstrou para todos os magistrados o quanto a advocacia é forte e unida e que a OAB jamais baixará a cabeça para magistrados que ferem as prerrogativas. A mensagem que ficou é que a advocacia deve ser respeitada no seu trabalho”, afirmou Patrick de Oliveira Malverdi.
Após o ato, o presidente da Seccional Espírito Santo, José Carlos Rizk Filho, e a presidente da 12ª Subseção de São Mateus, Livia Barcelos, foram recebidos pelo juiz da Comarca de Pedro Canário, Diego Franco Sant'Anna.
“Eu e o presidente da Seccional, Rizk Filho, fomos muito bem recebidos. Tivemos um bom diálogo com o magistrado e apresentamos algumas demandas da advocacia ”, informou
Atendendo ao pleito da advocacia da região, a presidente da 12ª Subseção de São Mateus, Livia Barcellos, enviou ofício ao magistrado solicitando atendimentos presenciais nas audiências públicas.
“A advocacia desempenha um papel crucial na defesa dos direitos e na busca pela justiça. No entanto, muitas vezes nos deparamos com arbitrariedades e tratamentos desrespeitosos que minam nossa capacidade de agir em prol da verdade, da equidade e da justiça, pelo que destacamos que a valorização da advocacia e a defesa das prerrogativas do advogado são preceitos fundamentais previstos em Lei. Como advogados, temos o dever de enfrentar qualquer forma de injustiça e desrespeito. Não aceitaremos ser diminuídos ou subestimados, e não nos acovardamos. Lutaremos incansavelmente pela aplicação correta da lei e pela proteção dos direitos e prerrogativas da advocacia”, destacou Lívia no ofício encaminhado.