Social
OAB-ES participa de mutirão na Serra, levando cidadania, acolhimento e acesso à Justiça à população em situação de rua
Publicado em 29 de Maio de 2026 • 16:09
Representantes da OAB-ES e da Subseção da Serra participaram, nesta sexta-feira, 29, do Mutirão PopRuaJud, realizado no Centro Pop da Serra, em Jardim Limoeiro. A ação reuniu instituições do sistema de Justiça, órgãos públicos e sociedade civil em uma força-tarefa voltada ao atendimento da população em situação de rua.
Durante o mutirão, foram oferecidos serviços de saúde, assistência social, emissão de documentos, orientações jurídicas e encaminhamentos para benefícios sociais. Também houve encaminhamento para serviços de acolhimento, entrevistas de emprego, doação de roupas e calçados, alimentação, música e apresentações artísticas realizadas pelos próprios assistidos. Cerca de 200 pessoas participaram da iniciativa.
A advocacia esteve presente prestando atendimento jurídico, escuta qualificada e orientações sobre direitos e encaminhamentos necessários para cada situação.
A representante da OAB-ES no Comitê Estadual PopRuaJud, Lorena Melo Oliveira, ressaltou a importância das ações contínuas e descentralizadas para atender a demanda remanescente da população em situação de vulnerabilidade social.
“O Comitê Estadual PopRuaJud já realizou dois grandes mutirões, em dezembro de 2025 e abril deste ano. No último, mais de 800 pessoas foram atendidas, vindas de toda a Grande Vitória. Algumas chegaram sem nenhum documento e saíram com benefício previdenciário concedido. Decidimos intensificar o trabalho realizando atendimento contínuo e em locais específicos que facilitem e ampliem o acesso. É um serviço de amor ao próximo, de luta pela dignidade”, afirmou Lorena.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
NOTÍCIAS
Presidente da OAB-ES inspira nova advocacia a ter foco e propósito em entrega de carteira
O paraninfo da turma, Elias Melotti Junior, enfatizou que a formatura não representa um fim, mas o início de uma etapa ainda mais desafiadora
CONVÊNIO
OAB-ES e Amunes firmam parceria inédita para contribuir com gestão jurídica dos municípios capixabas
Iniciativa vai oferecer atualização técnica e apoio às procuradorias municipais e às equipes técnicas,
DOAÇÃO
OAB AFONSO CLÁUDIO LANÇA CAMPANHA INÉDITA PARA DOAR ABAFADORES A PESSOAS COM AUTISMO NA REGIÃO
A campanha é aberta a toda a sociedade civil, empresários e entidades parceiras.
PARCERIA
OAB-ES firma parceria com o Sescon para garantir descontos em serviços contábeis para a advocacia
O termo de parceria foi assinado na manhã desta terça