Alerta contra a violência doméstica

OAB-ES lança violentômetro no Dia Internacional da Mulher (08/03)

De piadas ofensivas, até xingamentos e ataques físicos, a violência contra a mulher acontece de diversas maneiras, e muitas vezes de forma silenciosa. Para ajudar a combater esse crime, a OAB-ES por meio da Comissão da Mulher Advogada lança o Violentômetro, um formulário que alerta sobre os níveis de agressões contra as mulheres. A apresentação oficial será realizada nesta segunda-feira (08/03), no Dia Internacional da Mulher.

O evento será online, às 18h30, e contará com a participação da vice-presidente da OAB-ES, Anabela Galvão, e da Conselheira Federal, Luciana Mattar Vilela Nemer, além das membras da Comissão da Mulher Advogada.

A apresentação será transmitida pelo zoom e pelo YouTube da OAB-ES.

O Violentômetro é mais uma possibilidade de ajuda para que as vítimas saibam como reconhecer os sinais de violência doméstica que estão sofrendo e, consequentemente, encorajá-las a adotar medidas para evitar a continuação ou evolução das agressões.

Não se trata de um instrumento de estatística para saber o número diário de casos de feminicídios no Estado. É um formulário com 29 itens para medir se a mulher se enquadra ou não nos casos de violência doméstica. Conforme o resultado das respostas, ela deve, através dos telefones disponíveis, entrar em contato com os órgãos responsáveis e fazer a denúncia.

Esse material será distribuído pela OAB-ES para todos os municípios do Espírito Santo e ficará disponível em vários locais.

“Convoco as mulheres advogadas a participar desse importante evento. Muitas não sabem que determinadas ações cometidas pelos homens, muitas vezes normalizadas pela sociedade, também constituem meios de agressão que podem piorar com o passar do tempo. Com o apoio da Ordem e da nossa Ouvidoria acredito que é possível encorajar as mulheres a adotar medidas para evitar a continuação ou evolução das agressões que muitas vezes são silenciosas. Não se cale, denuncie”, destacou a vice-presidente da OAB-ES e também presidente da Comissão da Mulher Advogada, Anabela Galvão

“A Comissão da Mulher Advogada da OAB vem cumprindo seu papel social dentro da sociedade civil na forma de conscientização e alertar sobre os altos índices no Estado de violência contra a mulher”, disse a secretária-geral, Genaina Vasconcellos.

Confira o Violentômetro (clique aqui) e conheça os diferentes tipos de violência contra a mulher. O material contém instruções sobre o que fazer após a denúncia e traz os contatos dos órgãos da rede de apoio à mulher.

Níveis de violência

* Tome cuidado – a violência tende a aumentar: piadas ofensivas, chantagear, mentir/ enganar, ignorar/dar um gelo, ciumar, culpar, desqualificar, ridicularizar/ofender e humilhar em público.

* Reaja! – Não se destrua: intimidar/ameaçar, controlar/proibir, xingar, destruir bens pessoais, machucar, “tapinhas”/“pancadinhas”, brincar de bater, beliscar/arranhar e empurrar.

* Peça ajuda a um profissional: dar tapas, chutar, confinar/prender, ameaçar com objetos ou armas, forçar relação sexual, abuso sexual, causar lesão corporal grave, mutilar, ameaçar de morte e matar.

Locais de apoio

Em situações de emergência, é necessário ligar para o 190. Também é possível pedir orientação através do 180 na Central de Atendimento à Mulher.