Novos inscritos
OAB-ES já entregou 370 carteiras digitais para advogados desde o início da pandemia
A OAB-ES já entregou mais de 370 carteiras digitais abrangendo Subseções de todo Estado desde o início da pandemia do coronavírus, sendo a primeira Seccional a realizar cerimônias on-line desta modalidade.
Na tarde desta quinta-feira (28/05), foi realizada a 4ª solenidade on-line com a participação de 68 bacharéis em Direito dos municípios de Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guaçui, Guarapari, Ibiraçu, Itapemirim, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. Eles receberam suas carteiras e estão aptos para o exercício da profissão.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Seccional Espírito Santo, José Carlos Rizk Filho.
A leitura do compromisso foi feita pela bacharel em Direito ,Tallya Brabosa Braga, que também recebeu a sua carteira junto com os demais colegas. Após o juramento, foi passada a palavra para o orador da turma, Guilherme Bertoloso Thompson.
O paraninfo da turma foi o presidente da 2ª Subseção de Cachoeiro de Itapemirim, Adílio Domingos dos Santos Neto, que cumprimentou o presidente José Carlos Rizk Filho e a todos os presentes.
O paraninfo deu as boas-vindas aos novos advogados e advogadas. Em seu discurso, ele abordou a importância da ética e o Estado Democrático de Direito para a turma que recebeu as carteiras.
“Vocês, jovens advogados, estão entrando para umas das maiores instituições do país, forte, respeitada e voluntária. A Ordem não é apenas um órgão de classe. Resguardamos o Estado Democrático de Direito”, disse.
Ele frisou sobre a importância do juramento prestado exigido pelo artigo 8º, da Lei 8.906/94 e deixou três conselhos para que os novos profissionais possam iniciar as suas carreiras. “Estudem sempre; guardem e lutem pelas prerrogativas profissionais e cumpram rigorosamente os preceitos éticos insculpidos no Código de Ética e em nosso estatuto", finalizou.
O maestro do Coral da OAB-ES, Max de Carvalho, apresentou duas músicas para os participantes da solenidade on-line. Dentre elas, o clássico Aleluia de Jeff Buckley.
A vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Ariany Carvalho, também recebeu os novos advogados. “Em nome da Comissão da Jovem Advocacia recebemos e damos as boas-vindas aos novos colegas, em mais uma solenidade virtual, demonstrando assim que a OAB/ES não para. A Jovem Advocacia encontra-se de portas abertas para recebê-los e auxiliá-los no que for necessário. Finalizo com a seguinte frase de Robert Collier: O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia". Vamos juntos alcançar nosso sucesso profissional”, disse a vice-presidente.
Prestigiaram a solenidade on-line a presidente da 4ª Subseção de Guarapari, Monica Silva Ferreira Goulart e a presidente da 11ª Subseção de Cariacica, Ciloni Nunes Fernandes. Elas parabenizaram a Ordem por proporcionar esse momento de entrega de carteiras mesmo durante a pandemia e também desejaram boas-vindas à nova advocacia.
O presidente José Carlos Rizk Filho fez um breve discurso para finalizar a solenidade e falou sobre o Programa Meu Primeiro Cliente. “Convido vocês para participarem do lançamento da segunda edição do Meu Primeiro Cliente, projeto que foi pensado com carinho para vocês jovens advogados e que desta vez irá abranger todo o Espírito Santo”, disse.
“A Ordem tem realizado ações para ajudar a advocacia nesse momento de pandemia. A suspensão por 3 meses da anuidade da OAB-ES, as vacinas, máscaras e atendimento psicológico”, informou.
Rizk falou ainda sobre o momento atual. “Não estávamos preparados para essa pandemia e nos reinventamos. Essa é a quarta cerimônia on line. Advogar é não desistir, é ultrapassar os muros. Advogar é enfrentar as crises buscando inovar. O diferencial da humanidade é extrair algo bom de coisas ruins. Mesmo lá fora sendo um dia triste, hoje é um dia de festa. Parabéns a vocês novos advogados. Essa vitória é de vocês. Sejam muito bem-vindos”, finalizou Rizk.

