Ação Civil

OAB-ES entra com ação para anular eleição antecipada da ALE-ES

Publicado em 04 de Dezembro de 2019 • 13:17

OAB-ES entra com ação para anular eleição antecipada da ALE-ES
A Ordem dos Advogados de Brasil- Seccional Espírito Santo protocolou uma ação civil pública na Justiça Federal pedindo para suspender a Emenda Constitucional nº 113, que autoriza a reeleição antecipada do presidente Erick Musso para um terceiro mandato na Assembléia Legislativa do Espírito Santo (ALES-ES),  com 432 dias antes da posse.

A notícia foi divulgada durante uma coletiva de imprensa concedida pelo presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, na tarde de terça-feira (3/11), na sede da Seccional, em Vitória.
“Juridicamente, a Ordem estudou o tema de forma aprofundada e decidiu na data de hoje ajuizar uma ação civil púbica exatamente questionando se é ilícito ou não ter uma reeleição justamente com 432 dias antes da posse”, informou o Rizk
Além da anulação da Emenda Constitucional 113/2019, a ação da OAB pede também a suspensão de todos os atos realizados pela Mesa Diretora no período.
“A Ordem não omitiu em debater. Institucionalmente sem lado, sem partido e estudou de maneira técnica, forma e concluiu na data de hoje que caberia sim um questionamento judicial e o fez”, disse o presidente
Rizk informou que o estudo concluiu que processo de constituição da PEC não respeitou procedimentos internos. “Não respeitou processos legislativos básicos como falta de aviso, falta de prazos, cinco minutos para inscrição de outra chapa. Entendemos que uma casa de Leis precisa respeitar princípios democráticos”, informou.
“A Comissão de Estudos Constitucionais da OAB-ES realizou um trabalho durante quatro dias e estudou a matéria profundamente que agora está nas mãos da 5ª Vara Federal do Espírito Santo”, disse ainda durante entrevista.
A ação civil pública da OAB-E deverá ser apreciada até a próxima sexta-feira (06) pela Justiça Federal. Caso seja acolhida, poderá resultar na suspensão parcial ou total da eleição da Mesa Diretora.
A ação da OAB é assinada pelo presidente da instituição, José Carlos Rizk Filho, pelo conselheiro federal Luiz Henrique Antunes Alochio e o conselheiro estadual João Roberto Sá Dalcol.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

OAB-ES entrega sala de apoio à advocacia reestruturada no Fórum de Ibatiba

REESTRUTURAÇÃO

OAB-ES entrega sala de apoio à advocacia reestruturada no Fórum de Ibatiba

Espaço foi renovado e agora oferece mais conforto, equipamentos e privacidade para o atendimento de advogados e advogadas no Caparaó capixaba.

TJES concede prisão domiciliar a advogada após atuação da OAB-ES

PRERROGATIVAS EM AÇÃO

TJES concede prisão domiciliar a advogada após atuação da OAB-ES

Decisão ocorre após apresentação de documentos, sustentação oral e diligência para verificar irregularidades nas condições de custódia.

OAB-ES aciona a Justiça contra captação irregular de clientes em serviços previdenciários

CAPTAÇÃO IRREGULAR DE CLIENTES

OAB-ES aciona a Justiça contra captação irregular de clientes em serviços previdenciários

Ação Civil Pública busca impedir o exercício de atividades privativas da advocacia por empresas não habilitadas e combater práticas de concor...

Presidente da OAB-ES integrará grupo de trabalho da OAB Nacional sobre regras de inscrição suplementar

INSCRIÇÃO SUPLEMENTAR

Presidente da OAB-ES integrará grupo de trabalho da OAB Nacional sobre regras de inscrição suplementar

Erica Neves participará das discussões para aperfeiçoar os critérios de inscrição de advogados que atuam em mais de um estado