Fake news

OAB-ES e TCE firmam parceria para combater fake news



O combate à desinformação voltou à pauta da OAB-ES com a assinatura de um Termo de Cooperação entre a Seccional e o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES). A formalização da parceria ocorreu na manhã desta terça-feira (29), durante reunião entre o presidente do TCE, Domingos Augusto Taufner, e a presidente da Ordem, Erica Neves, na sede da instituição, com a presença dos diretores da Seccional, Eduardo Sarlo e José Antônio Neffa. 

A iniciativa integra um esforço conjunto do TCE com outras instituições para enfrentar os efeitos das fake news, que têm impactado diretamente a população e a credibilidade das instituições. A proposta é criar uma rede colaborativa para desenvolver e executar, de forma coordenada, estratégias de comunicação voltadas à disseminação de informações verídicas.

“Vivemos um tempo em que as fake news se tornaram, infelizmente, um dos grandes males da sociedade contemporânea. Elas desinformam, confundem e colocam pessoas umas contra as outras injustamente. Vemos seus efeitos diretos na saúde, quando pessoas deixam de se vacinar, na política, quando discursos de ódio se propagam e nas relações sociais, quando o diálogo dá lugar à desconfiança”, afirmou Taufner.

Por isso, segundo o presidente, o Tribunal de Contas do Estado sentiu a necessidade de atuar de forma coletiva. “Buscamos então construir uma rede com outras instituições democráticas e, hoje, com muito orgulho, firmamos este Termo com a OAB-ES. Esse pacto é um passo concreto, pois estamos comprometidos em planejar e executar campanhas de comunicação, desenvolver materiais educativos e criar estratégias conjuntas que ajudem a população a identificar e se proteger das fake news.”

A presidente Erica, afirma: “A desinformação é um dos maiores desafios do nosso tempo. As fake news não apenas distorcem a verdade, mas colocam em risco vidas, direitos e a própria democracia. A OAB-ES entende que o direito à informação precisa estar ancorado na veracidade, na responsabilidade e no respeito às instituições. Por isso, nos unimos a esse esforço coletivo para levar à população conteúdos confiáveis, educativos e acessíveis, que ajudem a identificar e combater notícias falsas.”

Erica diz ainda que ao combater a desinformação, a Ordem protege o cidadão e fortalece a justiça.

Ações

O TCE preparou um material digital que poderá ser adaptado por cada instituição. Ele orienta como reconhecer notícias falsas, como reagir diante de um golpe e, inclusive, ensina aspectos técnicos de uso consciente das redes sociais. Tudo isso com um único objetivo: garantir que o cidadão tenha acesso à boa informação.

Também foi produzido um vídeo mostrando de forma didática os mecanismos que induzem as pessoas a acreditar em Fake News. O material já está pronto e terá a adesão da OAB-ES entre as demais instituições.
keyboard_arrow_up