Advocacia Criminal
OAB-ES e Sejus tratam sobre projeto de expansão da Sala do Parlatório Virtual
O presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, recebeu o Secretário do Estado de Justiça, Rafael Pacheco, para uma visita institucional na tarde desta quarta-feira (09/10) em seu gabinete na sede da Seccional, em Vitória.
Na pauta, eles trataram sobre o projeto de expansão da Sala do Parlatório Virtual para unidades prisionais do Espírito Santo.
O projeto piloto foi inaugurado em setembro no Centro de Detenção Provisória de Guarapari (CDPG) e conta com infraestrutura de rede segura com equipamentos que possibilitam a comunicação virtual por vídeo chamada entre advogados e advogadas com custodiados da unidade prisional. O espaço oferece a capacidade de 24 atendimentos por dia e os advogados e advogadas devem estar em situação regular com a Ordem. E, nas regras estabelecidas entre OAB-ES e Sejus, é permitido apenas dois advogados por atendimento nas salas de vídeo e advogados e advogadas de outros estados do país também podem solicitar agendamento para utilizar o espaço.
“Estamos aqui novamente com o nosso presidente Rizk para dividir com ele o começo das atividades relacionadas ao Parlatório Virtual que está funcionando efetivamente no Centro de Detenção Provisória de Guarapari e informá-lo que está indo bem”, declarou o secretário de Estado de Justiça, Rafael Pacheco.
“O sistema de agendamento está funcionando a contento. Os resultados iniciais são positivos e continuamos firmes no propósito de expandir a medida para os outros CDPs e no futuro quem sabe para outras unidades prisionais. Essa iniciativa partiu da OAB-ES, por meio do presidente Rizk, e apoiada pelos advogados da Comissão de Prerrogativas. Todas as ideias vindas da Ordem dos Advogadas para nós, que encontraram convergência no propósito do Sistema Penitenciário capixaba, serão executadas. Parabéns ao presidente e parabéns aos advogados da Comissão de Prerrogativas”, disse ainda.
O presidente da Seccional Espírito Santo, José Carlos Rizk Filho, afirmou que a Ordem está sempre aberta para projetos em prol da advocacia capixaba e celebra a implementação deste projeto e agora sua expansão. "Sabemos que o criminalista tem uma dificuldade com o tempo e hoje o on-line ajuda muito. Com o projeto piloto, o advogado pode ter acesso on-line, ajuda muito na nossa classe. E como está dando resultados positivos vamos expandi-lo em outras regiões do Estado", afirmou Rizk Filho