Conquista Para A Advocacia

OAB-ES amplia estrutura para advocacia criminal com nova Sala de Apoio no CDP de Cachoeiro

Publicado em 07 de Agosto de 2026 • 16:00

OAB-ES amplia estrutura para advocacia criminal com nova Sala de Apoio no CDP de Cachoeiro
A advocacia capixaba ganhou, nesta sexta-feira (7), um novo espaço de apoio para o exercício profissional no sistema prisional. A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES), em parceria com a Subseção de Cachoeiro de Itapemirim, inaugurou a Sala de Apoio à Advocacia no Centro de Detenção Provisória (CDP) do município.

A nova estrutura atende especialmente advogados e advogadas que atuam na área criminal e reforça o trabalho da OAB-ES pela garantia das prerrogativas profissionais e pela melhoria das condições oferecidas à advocacia nos espaços em que exerce suas atividades.

Instalada logo na entrada do CDP, antes da área em que há restrição ao uso de celulares e equipamentos eletrônicos, a sala foi planejada para que os profissionais possam continuar trabalhando enquanto aguardam o atendimento de seus clientes.

O espaço conta com estação de trabalho, computador e estrutura de apoio, permitindo, entre outras atividades, a elaboração e a impressão de documentos, como procurações, além do acesso a recursos necessários à rotina profissional. A iniciativa também reduz os impactos do período de espera para acesso ao parlatório e oferece mais conforto, organização e produtividade aos profissionais.

A implantação da Sala de Apoio é resultado da articulação institucional entre a OAB-ES, a Subseção de Cachoeiro de Itapemirim e a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

A presidente da OAB-ES, Erica Neves, deu suporte à iniciativa desde sua construção e destacou a importância de ampliar a presença da Ordem nos locais em que a advocacia efetivamente trabalha.

A viabilização do projeto contou ainda com a colaboração do diretor do CDP, Vitor Martins, e com a atuação do secretário-geral da Comissão de Advocacia Criminal, André Ribeiro, que participou das tratativas para a implantação da estrutura.

Para a presidente da Comissão de Prerrogativas da Subseção de Cachoeiro de Itapemirim, Marcela Daltio, a entrega representa um avanço para toda a advocacia da região Sul do Espírito Santo.

“A inauguração da sala representa uma grande conquista para toda a advocacia do Sul do Estado, especialmente para quem atua nas unidades prisionais. Mais do que um espaço físico, ela garante melhores condições de trabalho e reflete o fortalecimento do relacionamento institucional entre a OAB e a Sejus. É uma estrutura que oferece mais dignidade ao exercício da profissão e contribui para que os advogados prestem um atendimento ainda mais qualificado aos seus clientes. Ver esse projeto sair do papel e se tornar realidade é motivo de muita satisfação”, afirmou.

O presidente da Subseção de Cachoeiro de Itapemirim, Henrique Tavares, também ressaltou que a estrutura representa uma resposta concreta às necessidades dos profissionais que atuam diariamente no sistema prisional.

“Além de proporcionar mais estrutura e conforto aos profissionais, a sala fortalece as prerrogativas da advocacia e garante melhores condições para o exercício da profissão, especialmente na atuação junto ao sistema prisional. É um resultado do trabalho conjunto da OAB-ES, da Subseção de Cachoeiro e da direção da unidade prisional em favor da advocacia”, afirmou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

OAB-ES aciona a Justiça contra captação irregular de clientes em serviços previdenciários

CAPTAÇÃO IRREGULAR DE CLIENTES

OAB-ES aciona a Justiça contra captação irregular de clientes em serviços previdenciários

Ação Civil Pública busca impedir o exercício de atividades privativas da advocacia por empresas não habilitadas e combater práticas de concor...

Presidente da OAB-ES integrará grupo de trabalho da OAB Nacional sobre regras de inscrição suplementar

INSCRIÇÃO SUPLEMENTAR

Presidente da OAB-ES integrará grupo de trabalho da OAB Nacional sobre regras de inscrição suplementar

Erica Neves participará das discussões para aperfeiçoar os critérios de inscrição de advogados que atuam em mais de um estado

OAB-ES realiza diagnóstico para identificar desafios enfrentados pela advocacia capixaba

PESQUISA

OAB-ES realiza diagnóstico para identificar desafios enfrentados pela advocacia capixaba

O levantamento tem como objetivo reunir informações que contribuam para direcionar as ações da Blitz das Prerrogativas

OAB-ES amplia parceria com Jusbrasil e oferece condições especiais em três modalidades de acesso

CONVÊNIO

OAB-ES amplia parceria com Jusbrasil e oferece condições especiais em três modalidades de acesso

Convênio contempla acesso ao Jus IA Premium nas Salas Compartilhadas, Plano Essencial gratuito para jovens advogados e desconto no Plano Bienal