Comarcas

Integração de Comarcas gera manifestações em todo interior do Estado

Publicado em 16 de Junho de 2020 • 10:06

Integração de Comarcas gera manifestações em todo interior do Estado

A integração de comarcas tem gerado diversas manifestações por todo o interior do Espírito Santo. Presidentes das Subseções da OAB-ES estão se articulando em oposição à decisão do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-ES) que fará com que 69 comarcas sejam reduzidas em 42. Assim, 27 munícipios deixarão de ter Fóruns, afetando a advocacia local e a população, que terá difícil acesso ao atendimento à justiça.

Municípios como Rio Bananal, Pedro Canário, Guaçuí, Dores do Rio Preto, Itarana , Fundão, Apiacá, Alto Rio Novo, Ibitirama, Vargem Alta, Muqui , Água Doce do Norte, Laranja da Terra, Conceição do Castelo, Bom Jesus do Norte, Muqui realizaram manifestações contra a integração de Comarcas.  Estão programadas, ainda, em São Domingos do Norte e Marilândia.

As outras comarcas que serão unificadas estão se organizando para realizar manifestações contra a integração.

"A Integração das Comarcas significa para os presidentes das Subseções da OAB-ES, um retrocesso e uma injustiça”, disse o coordenador do Colégio de Presidentes de Subseções, Cristiano Rossi Cassaro.

Para o coordenador, que também é presidente da 1ª Subseção de Colatina, essa decisão é uma alteração que impactará muito, seja para os servidores do judiciário seja para os advogados, e principalmente os mais pobres.


Ação Ajuizada no CNJ

Na quarta-feira passada (10/12), a Ordem ajuizou uma ação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) solicitando a suspensão imediata das resoluções de nº 13 a 33 de 2020 estabelecidas pelo TJ-ES e solicitando esclarecimentos sobre e decisão. Além da intimação do Tribunal para que preste suas informações no prazo regimental; e ao final, o acolhimento total do pedido de anulação das Resoluções que estabeleceram a extinção das comarcas.

O procedimento foi assinado pelo presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, e apresentado pelo advogado Marcelo Nobre.

Dentro do documento, a Ordem alega inconstitucionalidade e que não foi consultada sobre a decisão.

Ato Público

Nesta mesma data, a OAB-ES promoveu um ato público on-line com a participação do presidente José Carlos Rizk Filho, dos presidentes das Subseções, dos presidentes das Comissões Temáticas e de diversos representantes da advocacia capixaba, em especial do interior, contra extinção das 27 comarcas
A sessão on-line foi aberta a toda advocacia e sociedade civil sendo transmitida ao vivo pelo aplicativo Zoom e Facebook da OAB-ES. Cerca de 250 pessoas debateram sobre a integração das comarcas que impossibilitará o acesso do cidadão à Justiça.

Durante o ato, diversos presidentes das Subseções da Seccional Espírito Santo manifestaram contra a decisão e lamentaram sobre o ato de retrocesso da advocacia.

O presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, também apresentou a ações realizadas pela instituição e apresentou a posição da Instituição contra a integração de Comarcas. Ele ressaltou sobre a reunião realizada com 23 prefeitos de municípios capixabas e uma reunião realizada com o Tribunal de Justiça visando promover diálogo. Rizk também apresentou aos participantes a peça ajuizada ao CNJ e reafirmou que houve um descumprimento da Constituição Federal pela forma como a decisão foi tomada.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

OAB-ES entrega sala de apoio à advocacia reestruturada no Fórum de Ibatiba

REESTRUTURAÇÃO

OAB-ES entrega sala de apoio à advocacia reestruturada no Fórum de Ibatiba

Espaço foi renovado e agora oferece mais conforto, equipamentos e privacidade para o atendimento de advogados e advogadas no Caparaó capixaba.

TJES concede prisão domiciliar a advogada após atuação da OAB-ES

PRERROGATIVAS EM AÇÃO

TJES concede prisão domiciliar a advogada após atuação da OAB-ES

Decisão ocorre após apresentação de documentos, sustentação oral e diligência para verificar irregularidades nas condições de custódia.

OAB-ES aciona a Justiça contra captação irregular de clientes em serviços previdenciários

CAPTAÇÃO IRREGULAR DE CLIENTES

OAB-ES aciona a Justiça contra captação irregular de clientes em serviços previdenciários

Ação Civil Pública busca impedir o exercício de atividades privativas da advocacia por empresas não habilitadas e combater práticas de concor...

Presidente da OAB-ES integrará grupo de trabalho da OAB Nacional sobre regras de inscrição suplementar

INSCRIÇÃO SUPLEMENTAR

Presidente da OAB-ES integrará grupo de trabalho da OAB Nacional sobre regras de inscrição suplementar

Erica Neves participará das discussões para aperfeiçoar os critérios de inscrição de advogados que atuam em mais de um estado