Luto

Familiares, amigos e advocacia se despedem do ex-conselheiro José Hildo Sarcinelli Garcia



Luto e agradecimento. Os sentimentos da OAB-ES referem-se ao decano advogado trabalhista, ex-conselheiro da Ordem, José Hildo Sarcinelli Garcia, que foi velado no auditório da Seccional, nesta segunda-feira (20). Uma difícil e triste despedida, marcada pelo reconhecimento de toda a advocacia capixaba pelo grande profissional, aguerrido e ético, que militou por mais de 50 anos.

A vice-presidente da Ordem, Anabela Galvão, se emocionou ao falar sobre o grande advogado e o exemplo de pessoa que era José Hildo, frisando sua competência e parceria no trabalho junto aos colegas.

Para o irmão de José Hildo, Luiz Fernando Sarcinelli Garcia, que veio do Rio de Janeiro para o velório, ficou claro que a dor da família é também a dor da advocacia. “Percebemos que ele era muito importante para a sociedade capixaba. José Hildo era uma pessoa extremamente envolvida com as causas que possuía e as lutas comuns a toda a sociedade. Realmente não esperávamos perdê-lo agora. Nós, que agora somos em três, sempre considerávamos que ele seria o último a partir, mas fomos surpreendidos pelo destino”, afirmou.

A sobrinha Juliana Vieira Machado Garcia, que se considera filha de José Hildo, frisou que o carinho que o advogado transferia a ela sempre foi muito grande. “Ele foi como um pai para mim. Me deu uma bagagem cultural enorme, tudo que pôde fazer por mim ele fez. Cabe a mim continuar o legado dele. Era uma pessoa de coração gigante e sempre me apoiou em tudo. Foi o meu mentor, me ensinou tudo que eu sei. Vou continuar seguindo o exemplo dele de honestidade e força”.

Também presente ao velório na OAB-ES, o presidente do TJES, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, disse que “no cenário jurídico do Espírito Santo, doutor José Hildo sempre foi um baluarte. Era um advogado extremamente ético, sério, um pacificador. A justiça está de luto. Nenhum de nós esperava que ele fosse tão cedo. Seu legado é o melhor possível. Lamentamos profundamente sua morte e esperamos que Deus dê a seus familiares o conforto necessário nesse momento tão difícil”.



O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, afirmou que José Hildo foi uma pessoa muito importante em sua carreira política. “Eu tenho quase 30 anos de atividades políticas e desde o primeiro mandato ele foi um dos meus grandes conselheiros. Ele tinha uma visão de mundo muito ampla, era sério, honesto e agregador. É uma perda irreparável, principalmente no Brasil de hoje em que precisamos de referência como José Hildo, de seriedade e equilíbrio. Um capixaba e brasileiro que marcou sua trajetória como um grande homem. Perdi um amigo e conselheiro”.

Muitas instituições e autoridades estiveram presentes ao velório, dando apoio à família e se despedindo do doutor José Hildo, como o ex-governador Paulo Hartung, a deputada estadual Janete de Sá, o ex-presidente da OAB-ES, Homero Mafra, o presidente da Aesat, Edimário Araújo da Cunha, a representante da Abrat, Maria Madalena Selvatici Baltazar, o desembargador Namyr Carlos de Souza Filho, a juíza e vice-presidente da Amatra, Germana de Morelo, o representante da presidência do TRT, juiz auxiliar da presidência Luis Eduardo Casado, e o diretor-geral da Rede Gazeta, Carlos Fernando Lindenberg Neto.

Várias coroas de flores foram enviadas como homenagem por instituições, amigos e familiares: funcionários do seu escritório; Walter Piana e família; Rede Gazeta; Grupo Avista; Sindicato dos Advogados; Silvia Mourão e Mary Cohen; Ambulatório Fr. Hildo Garcia; Ministério Público do Trabalho; CAAES; Amatra; AAPES; os primos Bruno e Maira, Marcelo e Debora e Roberto e Edina; amigos do Sertes e Jardim da Paz.
keyboard_arrow_up