Dia do Advogado: Mensagem do Presidente da OAB-ES
Aos Advogados e Advogadas Capixabas,
Essa é a última mensagem que, como Presidente da OAB-ES, dirijo a você, advogada e advogado capixaba, em um 11 de agosto.
Servir à advocacia sempre foi meu caminho.
Sou essencialmente advogado.
Tenho orgulho de ser advogado.
Gosto da advocacia, aquela do dia a dia, aquela que nos traz “a dor e a delícia de ser o que é”, mais delícia, muito mais, que dor.
Nesses quase seis anos de Presidência, atuamos com a visão que penso deva ser a marca da OAB: com independência, sem submissão e parcerias, mas com permanente diálogo com os poderes do Estado e a da Sociedade Civil.
Denunciamos as torturas nos presídios e coordenamos, quando do golpe contra os royalties do petróleo, o Comitê Pró-veto, criado por iniciativa do governo estadual e composto por entidades representativas da sociedade capixaba.
Quando a Secretaria de Segurança impediu a divulgação de ocorrências policiais, nos insurgimos contra a censura e a liberdade de imprensa foi garantida, com a revogação da norma ilegal.
A força da OAB nos permitiu, nas últimas eleições para o Governo do Estado, realizar o único debate com a presença de todos os candidatos, transmitido em tempo real para todo o Estado.
Na chamada “Operação Derrama” denunciamos, publicamente, as prisões arbitrárias dos advogados, apontando-a como prisão espetáculo.
Instituímos a eleição direta para a escolha dos representantes da OAB no Quinto Constitucional, que antes era feita só pelo Conselho Seccional.
No ano da jovem advocacia construímos uma tabela de diligências pioneira e exemplo para todo o país.
Entramos nos fóruns mostrando apenas nossa Carteira de Advogado.
Houve um tempo – que aqueles que ingressaram na OAB a partir de nossa gestão sequer conheceram – em que tínhamos que nos submeter a uma odiosa fila para entrar nos Fóruns da Justiça Estadual, preenchendo cadastros e levando no peito o crachá discriminador, que só os advogados usavam.
Conquistamos a igualdade.
A nosso pedido o CNJ declarou ilegal a proibição de que só pudéssemos entrar na Justiça Federal até as 17 horas, mesmo sendo o expediente até as 19 horas. Agora, ingressamos enquanto houver expediente.
O que vemos e sentimos como natural foram conquistas e mudanças obtidas a partir de nossa gestão.
Esse tempo, tenho orgulho em dizer, começou conosco.
Fomos voz firme na defesa dos direitos civis.
Atuamos em todas as frentes.
Não recusamos nenhum combate nem combatemos por combater.
Enfrentamos os desafios que nos foram postos buscando ser, em todas as dimensões, a voz do advogado.
Mas de tudo, tenho certeza, criamos um novo vínculo entre os advogados e a Ordem.
Criamos uma ordem aberta, plural, democrática, que todos os advogados, modernos ou antigos, jovens ou veteranos, sabem ser sua. Sabem que na OAB-ES impera a igualdade e que aqui todos os advogados são verdadeiramente iguais.
Perdoem-me se me alonguei.
Deixei fluir o coração, o sentimento e o texto se fez mais longo.
Quero dizer a você, advogado e advogada capixaba, da minha felicidade em mais uma vez louvar “o que deve ser louvado” em nosso 11 de agosto.
Nós, os construtores da harmonia; nós, os defensores da democracia e dos direitos humanos; nós, os que fazemos valer os nossos direitos, para defender os da cidadania; nós, que trazemos em nossa vida e em nossos gestos o grito dos injustiçados; nós, os imprescindíveis à administração da Justiça,
temos muito a comemorar no 11 de agosto.
Afinal, somos advogados e nos orgulhamos de fazer parte da multidão de homens e mulheres que todos os dias, pela força de seu trabalho, podem “sair pelas ruas cantando e repartindo a fronte fraternal”.
Feliz 11 de agosto. Feliz Dia do Advogado.
Homero Junger Mafra
Presidente da OAB-ES