Proposição

Conselho aprova sugestão de que advogado garanta o direito à renovação da sustentação oral no TRT

Publicado em 30 de Julho de 2019 • 14:21

Conselho aprova sugestão de que advogado garanta o direito à renovação da sustentação oral no TRT

O Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES), em sua reunião ordinária, realizada na última sexta-feira (26), aprovou a sugestão da Comissão do Direito do Trabalho e Sindical a respeito da necessidade de se assegurar a renovação das sustentações orais no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), quando da continuidade de julgamento em oportunidade na qual haja algum desembargador que não tenha composto a formação original da Turma.

De acordo com o presidente da Comissão, Edwar Félix, um dos papéis fundamentais da OAB-ES é assegurar à advocacia, enquanto sustentáculo na administração da justiça, o pleno exercício do direito de defesa dos cidadãos. “Isso, evidentemente, se dá com a exposição de argumentos fáticos e jurídicos, alinhados em petições. Todavia, um instrumento relevantíssimo na defesa dos argumentos é a oportunidade de sustentação oral nas sessões de julgamento nos Tribunais do país”.

“No TRT do Espírito Santo, com a sugestão aprovada agora no nosso Conselho Seccional, o advogado poderá exercer em plenitude o direito à sustentação oral, pois, com a alteração da composição da Turma julgadora, renova-se a possibilidade de sustentar os argumentos, se houver algum magistrado que não tenha assistido a exposição do advogado em oportunidade anterior”, reforçou o presidente.

A partir de agora, a OAB-ES enviará à diretoria do TRT-ES o parecer jurídico aprovado sobre o tema, objetivando o aperfeiçoamento do Regimento Interno daquele Tribunal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

OAB-ES entrega sala de apoio à advocacia reestruturada no Fórum de Ibatiba

REESTRUTURAÇÃO

OAB-ES entrega sala de apoio à advocacia reestruturada no Fórum de Ibatiba

Espaço foi renovado e agora oferece mais conforto, equipamentos e privacidade para o atendimento de advogados e advogadas no Caparaó capixaba.

TJES concede prisão domiciliar a advogada após atuação da OAB-ES

PRERROGATIVAS EM AÇÃO

TJES concede prisão domiciliar a advogada após atuação da OAB-ES

Decisão ocorre após apresentação de documentos, sustentação oral e diligência para verificar irregularidades nas condições de custódia.

OAB-ES aciona a Justiça contra captação irregular de clientes em serviços previdenciários

CAPTAÇÃO IRREGULAR DE CLIENTES

OAB-ES aciona a Justiça contra captação irregular de clientes em serviços previdenciários

Ação Civil Pública busca impedir o exercício de atividades privativas da advocacia por empresas não habilitadas e combater práticas de concor...

Presidente da OAB-ES integrará grupo de trabalho da OAB Nacional sobre regras de inscrição suplementar

INSCRIÇÃO SUPLEMENTAR

Presidente da OAB-ES integrará grupo de trabalho da OAB Nacional sobre regras de inscrição suplementar

Erica Neves participará das discussões para aperfeiçoar os critérios de inscrição de advogados que atuam em mais de um estado