Conselheira da OAB-ES participa da inauguração da 1ª sala de aula da Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC)
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Espírito Santo (OAB-ES), por meio da advogada e conselheira Manoela Soares, esteve presente na Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC) a convite do diretor Pablo Pereira de Souza.
Segundo Manoela Soares, nesta gestão, em um curto espaço de tempo, Pablo Souza realizou grandes transformações, desde a implantação de novos projetos de ressocialização, até a melhora estrutural da unidade, com todos os seus ambientes internos voltados à dignidade, tanto dos Reeducandos que cumprem pena, quanto dos servidores que ali trabalham (as paredes foram pintadas e criaram um ambiente bem mais arborizado, limpo e organizado).
A visita, de acordo com a Conselheira, foi para acompanhar a inauguração da 1ª sala de aula da unidade. "É importante frisarmos que essa unidade prisional é uma das mais antigas do Estado, foi inaugurada na década de 90”, explica.
Ao lado da Subsecretaria de Ressocialização e da Gerência de Trabalhos e Estudos, ambas da Sejus, Pablo Souza trouxe para a PSC uma sala de aula pertencente à Escola Nelson Mandela. O local servirá para que os internos cursem as séries do Ensino Fundamental e Médio.
O diretor da unidade falou sobre a inauguração: “Trata-se de um espaço escolar na Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC). É um marco histórico que beneficia diretamente a sociedade, pois a missão da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) é reconduzir o indivíduo para a sociedade com qualidade. Através da educação e oportunizando frentes de trabalho é possível ressocializar. Sinto-me honrado em fazer parte deste grande trabalho idealizado por várias mãos”, ressaltou Pablo Souza.
Outro ponto positivo nesta gestão prisional é que a maioria da população carcerária da unidade encontra-se participando de alguma atividade, seja projetos, estudos, trabalhos internos ou externos, cursos, entre outros.
A conselheira Manoela Soares ressalta que foi muito bom participar do evento, onde também estiveram presentes, representantes da Sejus, através da Subsecretária de Ressocialização, Karina Bayer, e da Gerente de Educação e Trabalho, Regiane Kieper do Nascimento; além do Diretor da Administração Geral dos Estabelecimentos Prisionais (Diragesp), Roger Firme,. O evento também contou com representantes da Secretaria Estadual de Educação (Sedu); da Prefeitura Municipal de Cariacica; da Defensoria Pública Estadual, do Ministério Público; entre várias outras autoridades que se sensibilizam com o processo de ressocialização da população carcerária do sistema prisional do Espírito Santo.