Trabalho em equipe

Comissão de Direito Tributário lança livro no Centro de Convenções de Vitória, nesta terça-feira (14/12)

Tributação Federal, Estadual e Municipal, a Reforma Tributária entre outras questões, estão presentes no livro Direito Tributário em Debate: questões atuais”, que será lançado na noite desta terça-feira (14/12), a partir das 20h, no Centro de Convenções de Vitória, em Santa Lúcia.

O livro conta com 24 artigos produzidos por advogados expoentes da advocacia capixaba, membros da Comissão de Direito Tributário da OAB-ES, em parceria com o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. O objetivo é promover o debate e somar na busca do aperfeiçoamento do sistema tributário do país e dos entes federativos.

A obra é coordenada pelos advogados e professores Alessandro Rostagno, Gustavo Sipolatti, que é presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB-ES e José Eduardo Silvério Ramos.

A noite de lançamento do livro contará, ainda, com a presença do palestrante Roque Antônio Carrazza, que é mestre, doutor em Direito Tributário pela PUC/SP. Professor titular da cadeira de Direito Tributário e chefe do Departamento das Relações Tributárias, Comerciais, Econômicas, e Internacionais da PUC/SP. Professor Roque também é Procurador de Justiça aposentado.

Os coordenadores do livro comentam sobre a importância da obra:

“Os artigos escritos retratam um pouco do íntimo de cada um dos membros e colaboradores. São advogados que trazem em comum, o desejo de vencer desafios, de ajudar na construção de um país melhor, de alcançar o projeto constitucional e de produzir o justo Direito. A leitura também serve de instrumento para a advocacia e a difusão de conhecimento. Tudo numa tentativa de se criar uma sociedade mais crítica, justa, igualitária e próspera”, explica Gustavo Sipolatti.

A afirmação de Sipolatti é complementada pelo advogado José Eduardo Silvério Ramos. “Os membros da Comissão de Direito Tributário, com base em suas atuações profissionais e em assuntos debatidos na Comissão, fizeram abordagens teóricas e práticas de temas atuais, de interesse dos contribuintes e do Estado”.

O advogado Alessandro Rostagno fala sobre o modo como o tema Direito Tributário é abordado no livro. “A abordagem é rica, eclética e reúne as mais distintas visões sobre um Direito tão vivo, nos seus aspectos materiais e processuais, tributos de todos os entes e espécies, desvelando a sua complexidade, atualidade e presença na sociedade. Todos assuntos relevantes, que precisam ser pensados”, diz Rostagno.

Alessandro Rostagno também agradece o apoio da OAB nacional e da Seccional Espírito Santo. “Sempre tivemos muita ajuda e nada seria possível sem o apoio da OAB nacional, nas figuras do seu ilustre secretário-geral, José Roberto Simonetti, do secretário-geral adjunto, Ary Raghiant Neto e do diretor tesoureiro do Conselho Federal, José Augusto Araújo de Noronha, que tanto nos prestigiaram ao longo desse mandato, como verdadeiros ‘capixabas de alma’. Assim como, o apoio e o incentivo irrestrito de nossa presidência, através da figura combativa de José Carlos Rizk Filho, de toda a nossa diretoria e da coordenação de Comissões”, finaliza.