Desmembramento
Comissão de Direito Empresarial analisa a Resolução 019/2019 do Tribunal de Justiça
Publicado em 09 de Julho de 2019 • 14:37
A Comissão de Direito Empresarial está analisando a Resolução 019/2019 do Tribunal de Justiça Estadual, que determinou o desmembramento da Vara Empresarial, Falência e Recuperação Judicial da Justiça Estadual, para a verificação dos impactos da norma. Além disso, já foi feito um requerimento da comissão ao presidente da OAB/ES, José Carlos Rizk Filho, para que solicite ao Tribunal a inserção de um representante dos advogados nos procedimentos referentes à alteração e redistribuição dos processos.
A partir dessa análise e interação com o TJES, segundo o presidente da Comissão, Gustavo Corteletti, a OAB terá condições de melhor avaliar se a medida é positiva ou negativa. A preocupação inicial é como serão recepcionados os processos de falência e recuperação judicial pelos juízos de outras Varas, uma vez que são matérias e ritos muito específicos. “Esse é um ponto que gostaríamos de tratar com o Tribunal”, declarou.
DESMEMBRAMENTO
A OAB/ES e a Comissão de Direito Empresarial já haviam solicitado no Tribunal de Justiça do Espírito Santo, em março de 2019, a retirada da competência das matérias empresariais societárias da referida Vara, para que a mesma ficasse responsável apenas pelas questões relativas à recuperação judicial e falência. Para a Comissão, a especialização para esses dois temas específicos seria positiva, tendo em vista a dinâmica peculiar das ações de falência e recuperação judicial.
Com a Resolução 019/2019, o TJES foi além do pedido da OAB/ES e retirou toda a especialização da 13ª. Vara, passando a ser uma vara cível geral, como as demais já existentes, determinando a redistribuição dos processos que não sejam de Vitória para as Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Guarapari e Fundão.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
REESTRUTURAÇÃO
OAB-ES entrega sala de apoio à advocacia reestruturada no Fórum de Ibatiba
Espaço foi renovado e agora oferece mais conforto, equipamentos e privacidade para o atendimento de advogados e advogadas no Caparaó capixaba.
PRERROGATIVAS EM AÇÃO
TJES concede prisão domiciliar a advogada após atuação da OAB-ES
Decisão ocorre após apresentação de documentos, sustentação oral e diligência para verificar irregularidades nas condições de custódia.
CAPTAÇÃO IRREGULAR DE CLIENTES
OAB-ES aciona a Justiça contra captação irregular de clientes em serviços previdenciários
Ação Civil Pública busca impedir o exercício de atividades privativas da advocacia por empresas não habilitadas e combater práticas de concor...
INSCRIÇÃO SUPLEMENTAR
Presidente da OAB-ES integrará grupo de trabalho da OAB Nacional sobre regras de inscrição suplementar
Erica Neves participará das discussões para aperfeiçoar os critérios de inscrição de advogados que atuam em mais de um estado