Advogados poderão desarquivar processos a partir de canal direto com presidência do TJES



A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES) alcançou mais uma vitória em benefício da advocacia capixaba. Em reunião realizada nesta quarta-feira (08) com o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Samuel Meira Brasil, a presidente da OAB-ES, Érica Neves, acompanhada do secretário-geral, Eduardo Sarlo, e do Conselheiro Jedson Marchesi Maioli, conquistou um importante avanço para solucionar problemas relacionados ao arquivamento de cerca de 100 mil processos pelo sistema automatizado do Tribunal.

Durante o encontro, ficou acordada a criação de um canal direto para que advogados e advogadas possam solicitar, de forma ágil, o desarquivamento de processos. A nova medida elimina a necessidade de peticionamento, procedimento que vinha sendo criticado pela advocacia devido ao arquivamento equivocado de diversas ações.

A iniciativa representa um passo significativo para desburocratizar o trâmite e assegurar maior eficiência no atendimento às demandas da classe. "Essa solução reflete o empenho da OAB-ES em defender os interesses da advocacia e garantir o pleno exercício da profissão. Além de demonstrar a boa relação da Ordem com o Tribunal", destacou Érica Neves.

Segundo o presidente do Tribunal, “a automação de rotinas cartorárias representa um avanço significativo do TJES. Apesar do resultado altamente positivo, já era esperada a necessidade de alguns ajustes, como o que foi requerido pela OAB-ES. A Presidência do TJES sempre esteve comprometida em atender e valorizar a advocacia, por isso, acolheu com atenção e alegria o requerimento da presidente Érica Neves. Assim, o Tribunal irá disponibilizar um acesso direto para o desarquivamento sem a necessidade de peticionar e sem qualquer burocracia, para assegurar maior eficiência no atendimento das prerrogativas da advocacia”, afirmou o Desembargador Samuel Meira Brasil.
keyboard_arrow_up