Nomeação

Conselheiro Federal Luciano Pavan é nomeado pela OAB Nacional para representar a advocacia no Fórum Nacional do MP que debate falências e recuperação Judicial

Publicado em 12 de Junho de 2026 • 15:08

Conselheiro Federal Luciano Pavan é nomeado pela OAB Nacional para representar a advocacia no Fórum Nacional do MP que debate falências e recuperação Judicial

Em um marco histórico para a advocacia brasileira, o conselheiro federal da OAB-ES, Luciano Pavan, também presidente da Comissão Nacional de Falências, foi designado pelo presidente do Conselho Federal da Ordem, Beto Simonetti, para representar a advocacia no Fórum Nacional de Atuação em Insolvência do Ministério Público (FONAIN-MP), vinculado ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). 

A nomeação representa um momento inédito para a advocacia, já que, até a edição da Portaria nº 357/2026, a OAB não possuía assento no colegiado responsável por debater e formular diretrizes sobre insolvência empresarial, recuperação judicial, falência e reestruturação econômica no país. A partir de agora, a advocacia passa a integrar oficialmente as discussões que influenciam a interpretação e a aplicação da Lei nº 11.101/2005 em todo o território nacional. 

Com 33 anos de atuação na advocacia e 16 anos dedicados exclusivamente às áreas de recuperação judicial e falência, Luciano Pavan destacou a relevância da indicação. “Foi uma explosão de sentimentos. São mais de três décadas dedicadas à advocacia e muitos anos atuando diretamente com insolvência empresarial. Recebo essa missão com muita honra, responsabilidade e preparo. Deixo meu agradecimento pela confiança do presidente Beto Simonetti e vice-presidente da OAB Nacional, Felipe Sarmento. Trata-se de um espaço extremamente relevante, onde serão discutidas ideias, elaboradas notas técnicas e construídos entendimentos que poderão servir de referência para membros do Ministério Público, magistrados e tribunais em todo o Brasil”, afirmou. 

Segundo Pavan, o Fórum foi criado para discutir os rumos da insolvência no país e contribuir para o aperfeiçoamento da aplicação da legislação. Entre os temas que devem ser debatidos estão a recuperação judicial de empresas e produtores rurais, a preservação da atividade econômica, a proteção dos credores e a uniformização de entendimentos sobre a Lei de Recuperação Judicial e Falências. 

O conselheiro explica ainda que uma das preocupações do colegiado será analisar mecanismos que evitem o uso inadequado ou predatório de instrumentos legais como a recuperação judicial. “O objetivo é fortalecer a segurança jurídica, garantindo que esses mecanismos cumpram sua verdadeira função, que é permitir a reorganização de atividades econômicas viáveis, preservar empregos, proteger credores e contribuir para o desenvolvimento econômico, sem abrir espaço para distorções ou abusos”, ressaltou. 

A participação da OAB no Fórum representa um avanço institucional significativo, assegurando que a visão da advocacia seja considerada em debates estratégicos que impactam diretamente empresas, produtores rurais, credores, investidores e o ambiente de negócios brasileiro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

IBS e CBS: A reforma tributária unificou os tributos, mas dividirá o Judiciário?

ARTIGO

IBS e CBS: A reforma tributária unificou os tributos, mas dividirá o Judiciário?

Reestruturação do sistema tributário brasileiro

OAB-ES participa de solenidade pelos 37 anos da ABMCJ/ES

NOTÍCIAS

OAB-ES participa de solenidade pelos 37 anos da ABMCJ/ES

Evento celebrou a trajetória da entidade e a Declaração de Utilidade Pública da associação

Nota Pública - OAB não aceita a criminalização da advocacia

CFOAB

Nota Pública - OAB não aceita a criminalização da advocacia

Nenhuma generalização é justa ou correta, especialmente quando atinge a esmagadora maioria da advocacia brasileira

Palestra aborda impactos da reforma tributária na Justiça Federal

NOTÍCIAS

Palestra aborda impactos da reforma tributária na Justiça Federal

Ministro Paulo Sérgio Domingues, do Superior Tribunal de Justiça e presidente da OAB-ES, Erica Neves, participarão do encontro.