Claudio Colnago é escolhido para compor lista tríplice do TRE-ES



O advogado Claudio de Oliveira Santos Colnago foi escolhido pelos desembargadores do Tribunal de Justiça do Espírito Santo para compor a lista tríplice que estava em aberto referente a uma vaga de membro substituto da classe dos juristas do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-ES). Além dele, concorria à vaga na listra tríplice o advogado Rodrigo Cambará Arantes Garcia de Paiva. Colnago teve 11 votos e Cambará 02, na sessão do Pleno, na tarde desta quinta-feira (13).

A lista tríplice, que já tinha os nomes definidos pelo TJES, estava para ser encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quando, por motivos pessoais, um dos três advogados decidiu não mais participar da disputa, sendo necessária a escolha de um novo nome. Os outros dois advogados que compõem a lista juntamente com Cláudio Colnago são Raphael Americano Câmara e Adriano Athayde Coutinho.

Eles disputam a vaga deixada pelo jurista Antônio Nacif Nicolau. Após ser votada pelo Pleno do TJES, a lista é encaminhada ao TRE-ES, que a direciona ao TSE e, por fim, a Presidência da República indica um dos três nomes para ocupar a cadeira no Tribunal Regional Eleitoral. Segundo o presidente do TJES, desembargador Sérgio Bizzotto, ainda nesta quinta será encaminhado ao presidente do TRE-ES, desembargador Álvaro Bourguignon, o expediente com o novo componente da lista.

Há ainda uma segunda vaga no TRE-ES, também referente à classe dos juristas (membro substituto), que ficará desocupada em 30 de maio, com o término do segundo biênio do jurista Gustavo César de Mello Calmon Holliday. Para a disputa a esta vaga, o TJES recebeu as inscrições de três advogados (Cláudio de Oliveira Santos Colnago, Rodrigo Cambará Arantes Garcia de Paiva e Wilma Chequer Bou-Habib).

Como o jurista Cláudio Colnago já está compondo a outra lista tríplice, um novo edital será aberto em breve e publicado no Diário da Justiça Eletrônico (e-diário). Os outros dois editais publicados anteriormente (004/2014 e 005/2014), referentes às duas vagas no TRE-ES, podem ser consultados no e-diário do dia 23 de janeiro.

Cláudio Colnago é advogado, professor de Direito Constitucional da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), doutorando em Direitos e Garantias Fundamentais pela FDV e presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB-ES. 

Com informações do TJES

keyboard_arrow_up