ADVOCACIA NA ERA DIGITAL: MODO DE FAZER - ONLINE

23/09/2011

Período: 08/11/2011 a 06/12/2011

Horário: 19:00h às 21:00h

Local: O curso será online, com atividades e webnário (ao vivo pela Internet).

 

Fazer inscrição no Curso.

Carga horária: 40 horas.

Professor: Bruno Costa Teixeira.

Público Alvo: Advogados interessados em promover e gerenciar sua presença profissional online; advogados em começo de carreira que desejam sair na frente; estudantes de Direito interessados no futuro exercício da advocacia na era digital.

Dias e horários dos webnários: às terças, das 19h00 às 21h00.

Investimento:

          - Integral: R$ 400,00 (quatrocentos reais)

          - Com desconto*: R$ 320,00 (trezentos e vinte reais)

* Alunos da graduação, da pós-graduação e egressos da FDV, assim como Advogados e Estagiários inscritos na OAB/ES têm direito a 20% de desconto no investimento.

 

Vagas limitadas a 38 inscrições.

 

I Apresentação e objetivos:  

Networking e inteligência competitiva sempre foram importantes para a prática profissional da advocacia. Ocorre que, na era digital, o estágio de desenvolvimento da Internet oferece ferramentas capazes de potencializar tais estratégias.

Neste sentido, o curso “Advocacia na era digital: modo de fazer” objetiva apresentar os meios pelos quais os recursos da web podem servir à advocacia. Para tanto, serão explorados exemplos concretos, dicas de uso e guias passo-a-passo feitos sob medida para advogados.

 

II Conteúdo:

INTERNET E ADVOCACIA

1. Para entender a Internet: da rede mundial de computadores à rede mundial de pessoas.

2. Que é web colaborativa e como ela pode ser útil para a advocacia?

           2.1 Web colaborativa e as novas possibilidades de oferta e de consumo de serviços advocatícios.

           2.2 Entendendo a mudança de perfil do consumidor de serviços jurídicos na era digital.

3. Marketing jurídico na era digital.

           3.1 Estratégias de Marketing jurídico na era digital: gerenciamento de presença online e Inteligência competitiva.

 

GOOGLE PARA ADVOGADOS

1. A história da busca na Internet.

2. Como o Google funciona?

           2.1 PageRank e a Política de Relevância.

           2.2 Busca orgânica e busca patrocinada.

3. Ferramentas do Google e prática profissional

           3.1 Como gerenciar sua presença online.

           3.2 Como usar as ferramentas do Google para se tornar referência em sua área de atuação profissional.

4. Estratégias avançadas de busca: como extrair o melhor do buscador do Google

            4.1 Como funcionam os Conectores de Boolean?

5. Ferramentas do Google

           5.1 Entendendo e manipulando resultados de busca avançada.

           5.2 Google Books: busca avançada e edição de perfil.

           5.3 Google News: manipulando fontes de notícias temáticas.

                                    5.3.1 Google News e prática profissional da advocacia.

                                    5.3.2 Gerenciamento de notícias personalizadas.

           5.4 Google Alerta: coleta automática de temáticas específicas.

                                    5.4.1 Como acompanhar notícias envolvendo clientes.

                                    5.4.2 Google Alerta enquanto prática de especialistas temáticos.

                                    5.4.3 Saiba o que estão falando sobre você na Internet.

           5.5 Google Grupos.

                                    5.5.1 Quando é mais eficaz buscar no Google Grupos?

                                    5.5.2 Buscando especialistas e grupos temáticos.

           5.6 Google Translate: ampliando horizontes de contatos profissionais.

                                    5.6.1 Como traduzir documentos e páginas online.

                                    5.6.2 Como possibilitar traduções automáticas em seu site de escritório.

           5.7 Google Scholar: busca avançada em arquivos acadêmicos e casos judiciais.

           5.8 Google Finance: gerando inteligência competitiva em sua prática profissional.

           5.9 Google Maps para sites de escritórios.

           5.10 Google Knol: buscando e coletando conteúdo de especialistas.

6. Aplicativos do Google e prática profissional: explorando ferramentas avançadas de gerenciamento e edição de conteúdo e contatos.

           6.1 Vantagens da computação nas nuvens para a advocacia.

           6.2 Gmail: explorando ferramentas avançadas para gerenciamento de e-mails e contatos.

                                    6.2.1 Google Gears: como gerenciar e-mails offline.

                                    6.2.2 Como acessar múltiplas contas de e-mail em uma só plataforma.

                                    6.2.3 Criando filtros para gerenciar clippings e newsletter por ordem temática.

                                    6.2.4 Como utilizar recursos do Gmail em meu e-mail do escritório?

            6.3 Google Docs: edição colaborativa de documentos de texto, planilhas e formulários.             

                                    6.3.1 Adeus aos anexos: compartilhando documentos com clientes e colaboradores em tempo real.

                                    6.3.2 Como gerenciar recursos de segurança e privacidade no Google Docs.

                                    6.3.3 Oficina Google Docs: abrindo a caixa de ferramentas.

            6.4 Google Agenda: como gerenciar tarefas, reuniões e audiências.

                                    6.4.1 Compartilhando agendas com colaboradores, clientes e estagiários.

                                    6.4.2 Como integrar agenda, e-mails, contatos e documentos em uma só plataforma

7. O valor de – e o que é preciso para – ser encontrado pelo Google?

                  7.1 Introdução ao SEO – Search Engine Optimization.

                  7.2 O poder do TOP 10: como estar na primeira página de resultados do Google.

                  7.3: Google Insights e Google Trends: saiba o que as pessoas pesquisam no Google.

 

MÍDIAS SOCIAIS PARA ADVOGADOS

1. Mídias Sociais e Advocacia

           1.1 Mídias Sociais e políticas de presença, proximidade e networking.

           1.2 Características das Mídias Sociais e seu impacto na advocacia.

            1.3 Mídias sociais e a economia da reputação: potencializando o networking profissional.

            1.4 Superando os 10 mitos sobre mídias sociais para advogados.

2. Quais plataformas realmente valem a pena?

3. A árvore dos três grandes: Linkedin, Facebook e Twitter.

4. Linkedin e prática profissional

           4.1 Como criar e editar um perfil profissional.

           4.2 Como criar e editar um perfil de escritório de advocacia.

           4.3 Grupos jurídicos no Linkedin.

           4.4 Explorando ferramentas avançadas.

5. Facebook e prática profissional

            5.1 Como o Facebook funciona?

            5.2 Conta pessoal e conta empresarial: qual é o meu caso?

            5.3 Criando página profissional no Facebook.

            5.4 Como integrar outras mídias sociais no Facebook.

            5.5 Ferramentas avançadas.

            5.6 Oficina Facebook para advogados: modo de fazer.

6. Twitter e prática profissional: advocacia em 140 caracteres

            6.1 Como o Twitter funciona?

            6.2 Perfil de advogado e perfil de escritório.

            6.3 Aplicativos e ferramentas avançadas.

            6.4 Dicas de uso do Twitter enquanto ferramenta de prática profissional.

            6.5 Oficina Twitter para advogados: modo de fazer.

7. Mídias sociais feitas para advogados.

8. Da web para a sala de reuniões: convertendo relacionamentos online em relacionamentos offline.

9. Se é digital, então posso medir: entenda o poder das métricas nas mídias sociais.

 

BLOGS E ADVOCACIA

1. Blogs e advocacia: é tudo uma questão de conteúdo.

            1.1 Como os blogs funcionam e por que advogados blogam?

            1.2 Blawg: como funcionam os blogs jurídicos nos Estados Unidos.

            1.3 Blogs jurídicos no Brasil.

            1.4 Blog de advogado.

            1.5 Blog de escritório.

2. Ferramentas para blogs jurídicos.

3.  Google Reader e leitores de conteúdo: como receber atualizações de blogs em uma só plataforma.

4. Oficina de blog jurídico: modo de fazer.

 

SITES DE ADVOGADOS E ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA

1. Por que é importante ir além do formato tradicional?

2. Os 10 erros mais comuns em sites de escritórios.

3. A escolha do domínio e a indexação em ferramentas de busca.

4. Que há de comum nos melhores sites de escritórios?

5. Oficina site de advogado e site de escritório.

 


III Metodologia: 

- Webnários semanais, com interação ao vivo entre professor e estudantes. 

- Ambiente digital de aprendizagem, com fórum de debates e ferramentas de interação. 

- Oficinas temáticas e atendimento individual.  

 

Fazer inscrição no Curso.

ADVOCACIA NA ERA DIGITAL: MODO DE FAZER

 

Fazer inscrição no Curso.

 

Carga horária: 40 horas.

Professor: Bruno Costa Teixeira.

Público Alvo: Advogados interessados em promover e gerenciar sua presença profissional online; advogados em começo de carreira que desejam sair na frente; estudantes de Direito interessados no futuro exercício da advocacia na era digital. 

Período: Novembro, 2011. 

- Dias e horário dos webnários: às terças, das 19h00 às 21h00.

- Datas de início e fim das inscrições: 20 de setembro a 05 de novembro de 2011.

- Data de início dos webnários: 08 de novembro de 2011.

- Data de término dos webnários: 06 de dexembro de 2011.


Vagas limitadas a 38 inscrições.

 

 

I Apresentação e objetivos:  

Networking e inteligência competitiva sempre foram importantes para a prática profissional da advocacia. Ocorre que, na era digital, o estágio de desenvolvimento da Internet oferece ferramentas capazes de potencializar tais estratégias.

Neste sentido, o curso “Advocacia na era digital: modo de fazer” objetiva apresentar os meios pelos quais os recursos da web podem servir à advocacia. Para tanto, serão explorados exemplos concretos, dicas de uso e guias passo-a-passo feitos sob medida para advogados.

 

II Conteúdo: 

 

 

INTERNET E ADVOCACIA

 

1. Para entender a Internet: da rede mundial de computadores à rede mundial de pessoas.

2. Que é web colaborativa e como ela pode ser útil para a advocacia?

           2.1 Web colaborativa e as novas possibilidades de oferta e de consumo de serviços advocatícios.

           2.2 Entendendo a mudança de perfil do consumidor de serviços jurídicos na era digital.

3. Marketing jurídico na era digital.

            3.1 Estratégias de Marketing jurídico na era digital: gerenciamento de presença online e Inteligência competitiva.

 

 

GOOGLE PARA ADVOGADOS

1. A história da busca na Internet.

2. Como o Google funciona?

2.1 PageRank e a Política de Relevância.

2.2 Busca orgânica e busca patrocinada.

3. Ferramentas do Google e prática profissional

           3.1 Como gerenciar sua presença online.

           3.2 Como usar as ferramentas do Google para se tornar referência em sua área de atuação profissional.

4. Estratégias avançadas de busca: como extrair o melhor do buscador do Google

            4.1 Como funcionam os Conectores de Boolean?

5. Ferramentas do Google

            5.1 Entendendo e manipulando resultados de busca avançada.

5.2 Google Books: busca avançada e edição de perfil.

5.3 Google News: manipulando fontes de notícias temáticas.

                                    5.3.1 Google News e prática profissional da advocacia.

                                    5.3.2 Gerenciamento de notícias personalizadas.

5.4 Google Alerta: coleta automática de temáticas específicas.

                                    5.4.1 Como acompanhar notícias envolvendo clientes.

                                    5.4.2 Google Alerta enquanto prática de especialistas temáticos.

                                    5.4.3 Saiba o que estão falando sobre você na Internet.

5.5 Google Grupos.

                                    5.5.1 Quando é mais eficaz buscar no Google Grupos?

                                    5.5.2 Buscando especialistas e grupos temáticos.

5.6 Google Translate: ampliando horizontes de contatos profissionais.

                                    5.6.1 Como traduzir documentos e páginas online.

                                    5.6.2 Como possibilitar traduções automáticas em seu site de escritório.

5.7 Google Scholar: busca avançada em arquivos acadêmicos e casos judiciais.

5.8 Google Finance: gerando inteligência competitiva em sua prática profissional.

5.9 Google Maps para sites de escritórios.

5.10 Google Knol: buscando e coletando conteúdo de especialistas.

 

7. Aplicativos do Google e prática profissional: explorando ferramentas avançadas de gerenciamento e edição de conteúdo e contatos.

            7.1 Vantagens da computação nas nuvens para a advocacia.

7.2 Gmail: explorando ferramentas avançadas para gerenciamento de e-mails e contatos.

                   7.2.1 Google Gears: como gerenciar e-mails offline.

                   7.2.2 Como acessar múltiplas contas de e-mail em uma só plataforma.

                   7.2.3 Criando filtros para gerenciar clippings e newsletter por ordem temática.

                   7.2.4 Como utilizar recursos do Gmail em meu e-mail do escritório?

7.3 Google Docs: edição colaborativa de documentos de texto, planilhas e formulários.             

                   7.3.1 Adeus aos anexos: compartilhando documentos com clientes e colaboradores em tempo real.

                   7.3.2 Como gerenciar recursos de segurança e privacidade no Google Docs.

                   7.3.3 Oficina Google Docs: abrindo a caixa de ferramentas.

7.4 Google Agenda: como gerenciar tarefas, reuniões e audiências.

                               7.4.1 Compartilhando agendas com colaboradores, clientes e estagiários.

                               7.4.2 Como integrar agenda, e-mails, contatos e documentos em uma só plataforma

 

8. O valor de – e o que é preciso para – ser encontrado pelo Google?

                  8.1 Introdução ao SEO – Search Engine Optimization.

                  8.2 O poder do TOP 10: como estar na primeira página de resultados do Google.

                  8.3: Google Insights e Google Trends: saiba o que as pessoas pesquisam no Google.

 

 

MÍDIAS SOCIAIS PARA ADVOGADOS

 

1. Mídias Sociais e Advocacia

           1.1 Mídias Sociais e políticas de presença, proximidade e networking.

           1.2 Características das Mídias Sociais e seu impacto na advocacia.

1.3 Mídias sociais e a economia da reputação: potencializando o networking profissional.

1.4 Superando os 10 mitos sobre mídias sociais para advogados.

2. Quais plataformas realmente valem a pena?

3. A árvore dos três grandes: Linkedin, Facebook e Twitter.

4. Linkedin e prática profissional

           4.1 Como criar e editar um perfil profissional.

           4.2 Como criar e editar um perfil de escritório de advocacia.

           4.3 Grupos jurídicos no Linkedin.

           4.4 Explorando ferramentas avançadas.

5. Facebook e prática profissional

            5.1 Como o Facebook funciona?

5.2 Conta pessoal e conta empresarial: qual é o meu caso?

5.3 Criando página profissional no Facebook.

5.4 Como integrar outras mídias sociais no Facebook.

5.5 Ferramentas avançadas.

5.6 Oficina Facebook para advogados: modo de fazer.

6. Twitter e prática profissional: advocacia em 140 caracteres

            6.1 Como o Twitter funciona?

            6.2 Perfil de advogado e perfil de escritório.

            6.3 Aplicativos e ferramentas avançadas.

            6.4 Dicas de uso do Twitter enquanto ferramenta de prática profissional.

            6.5 Oficina Twitter para advogados: modo de fazer.

7. Mídias sociais feitas para advogados.

8. Da web para a sala de reuniões: convertendo relacionamentos online em relacionamentos offline.

9. Se é digital, então posso medir: entenda o poder das métricas nas mídias sociais.

 

 

BLOGS E ADVOCACIA

 

1. Blogs e advocacia: é tudo uma questão de conteúdo.

           1.1 Como os blogs funcionam e por que advogados blogam?

1.2 Blawg: como funcionam os blogs jurídicos nos Estados Unidos.

1.3 Blogs jurídicos no Brasil.

1.4 Blog de advogado.

1.5 Blog de escritório.

2. Ferramentas para blogs jurídicos.

3.  Google Reader e leitores de conteúdo: como receber atualizações de blogs em uma só plataforma.

4. Oficina de blog jurídico: modo de fazer.

 

 

SITES DE ADVOGADOS E ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA

 

1. Por que é importante ir além do formato tradicional?

2. Os 10 erros mais comuns em sites de escritórios.

3. A escolha do domínio e a indexação em ferramentas de busca.

4. Que há de comum nos melhores sites de escritórios?

5. Oficina site de advogado e site de escritório.

 

III Metodologia: 

- Webnários semanais, com interação ao vivo entre professor e estudantes. 

- Ambiente digital de aprendizagem, com fórum de debates e ferramentas de interação. 

- Oficinas temáticas e atendimento individual.  

 

Fazer inscrição no Curso.


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